Como ser bom a Matemática: o Guia Completo 2022

🗃️Índice

Esta é a história de como te tornaste bom a Matemática. Descobrirás passo a passo tudo o que fizeste: a tua nova mentalidade, hábitos de estudo, estratégia para testes e exames, e muito mais! 🤩

Uma coisa é certa: no fim deste artigo, terás tudo para arrasar na Matemática! 😁🔥

Vamos a isso! 😎

😜
A verdade que dói
(história incrível)

Tudo mudou quando percebeste a verdade fundamental:

Matemática é treino.

Vou repetir:

Matemática é treino.

É claro que no início também não acreditavas (ou, pelo menos, não querias acreditar).

Mas depois, esta minha história incrível fez-te repensar:

Em 2017/2018, durante o meu Gap Year, dei apoios de Matemática A a alunos do 10º, 11º e 12º na minha antiga escola secundária.

Um desses meus alunos de 10º ano tinha tido 6 no teste anterior e o próximo teste estava a caminho…

Assim, na terça-feira antes do teste, enviei-lhe uma mensagem:

Mensagem no Facebook Messenger em que ele diz que o teste é segunda e eu sugiro começar o estudo o mais cedo possível.

Isto foi numa terça-feira. O teste era na segunda-feira seguinte. Mas como se estava mesmo a ver, chegou a domingo (o dia antes do teste) e ele ainda não tinha estudado nada! (clássico! 😜)

Mas sabe-se lá porquê, lembrei-me de fazer uma experiência: passar o dia todo com ele no Facebook, a dizer-lhe os exercícios que ele tinha de fazer. Ele fazia um exercício, enviava-me foto com a resolução e qualquer dúvida que tivesse, perguntava, e eu tentava fazê-lo chegar à sozinho à resposta.

A meio da nossa sessão, surgiu uma conversa bem curiosa:

Mensagem no Facebook Messenger em que ele agradece e eu digo "Agradece-me com nada menos que um 15 lul 😏"

Quando escrevi aquele “lul 😏” era porque nem eu próprio acreditava que ele poderia ter 15 (a única coisa que sabia é que não era impossível).

A nossa sessão durou das 11h às 20h, com pausa para almoço. Mas será que todo este trabalho na véspera tinha valido a pena?

E a resposta foi sim! 🙂

Mensagem no Facebook Messenger em que ele diz que o teve 16 e eu sublinho que ele pode chegar muito longe desde que faça o trabalho necessário e que agora era a vez dele ter a iniciativa.

Eu nem podia acreditar. De 6 para 16 só estudando na véspera??? Wow, wow, wow! 😁🔥

Se ele só estudando na véspera chegou onde chegou, então onde poderia chegar se começasse a estudar regularmente? O céu era o limite!

Deixei-o então seguir sozinho o seu caminho – a escolha agora teria de ser só dele. E no teste seguinte (o último do ano), ele mais uma vez mostrou-se à altura:

Mensagem no Facebook Messenger em que eu pergunto a nota do último teste e ele responde 15.

De 6 para 16 e depois um 15 sem ajuda nenhuma? Inacreditável! 😁🔥

Mas, se pensarmos bem, o que é que eu fiz? Eu apenas mostrei-lhe que era possível.

Na verdade, ele sempre foi capaz de ter boas notas. O problema é que ele nunca tinha treinado o suficiente para descobrir que era capaz.

Se há uma lição a retirar, é esta:

Matemática é treino.

E se Matemática é treino, então basta treinar! E se algo não está a correr bem, não é porque “não és bom a Matemática” ou porque “Matemática é difícil”. É apenas porque ainda não fizeste o que é preciso para seres bom a Matemática!

Talvez devas treinar um pouco mais. Ou talvez devas treinar de maneira diferente. De qualquer das formas, uma coisa é certa:

Tu podes ser bom a Matemática!

E com isto, pode parecer que ainda não fizeste nada, mas, na verdade, já fizeste um progresso enorme: finalmente percebeste que é possível ser bom a Matemática!

É verdade que acreditar não o torna mais fácil… Mas pelo menos torna-o possível. 🙂

🙊
Deixa-te de Tretas
(e trabalha!)

Quando percebeste que “Matemática é treino”, só sobrou uma questão:

“Estás ou não estás a fazer o que é preciso para seres bom a Matemática?”

Ouch 😐 Esta pergunta até dói! A sinceridade com que precisas de responder é de outro mundo!!! Vou repetir:

“Estás ou não estás a fazer o que é preciso para seres bom a Matemática?”

A resposta era óbvia. Mas, mais importante de tudo, o que é que irias fazer acerca disso?

Se antes não treinavas nada, então a solução agora era óbvia:

Terias de começar a treinar.

E tu tentaste. Tentaste muitas vezes. Mas mesmo assim, havia sempre um ou outro pensamento que te sussurrava ao ouvido: “sou preguiçoso…”, “não sou inteligente…”, “não sei estudar…”, “não gosto de Matemática…”, “Matemática é difícil…”, “Matemática é seca…”, “o professor não vale um carapau…” (e muitas, muitas mais…)

E o pior de tudo? De cada vez que um destes pensamentos te sussurrava ao ouvido, tu obedecias!!! 🐶 Desistias mesmo antes de começar. Adiavas, adiavas, adiavas. Às vezes, com sorte, até treinavas um pouco no dia antes do teste (mas claro, tarde demais!)

Porém, chegou a uma altura em que te fartaste. Fartaste-te de viver este ciclo interminável. Querias sair. Querias uma realidade melhor. Porque, no fundo, sabias que podias ter melhor.

A primeira coisa a fazer, claro, era lidar com esses pensamentos negativos – aquilo a que eu gosto de chamar:

T R E T A S.

E chamo “tretas”, porque são isso mesmo: pensamentos completamente falsos inventados pela tua mente e que só servem para uma coisa: para te convencer a não fazeres o que é preciso.

Eu próprio sou “atacado” por estas tretas a toda a hora – a dizer-me para fazer isto, para fazer aquilo, para fazer o outro – para fazer tudo menos aquilo que realmente preciso de fazer.

Mesmo agora, enquanto escrevo este artigo, consigo ouvir as tretas a sussurrar-me ao ouvido. Mas se há algo que aprendi nos últimos tempos, é isto:

As tretas podem-te susurrar ao ouvido, mas não precisas de obedecer a essas tretas. 🙂

Isto é importantíssimo!!! Vou repetir:

Não precisas de obedecer a essas tretas. 🙂

E quando percebeste que não precisavas de obedecer a essas tretas, então faltava só uma coisa: perceberes que essas tretas eram realmente “tretas”.

E foi aí que, juntos, dissecámos uma a uma cada uma das tuas tretas. 😷🔪

😞”Não sou bom a Matemática. Sempre tive negativa. O meu pai e a minha mãe também.”

No fundo, aquilo que me estás a dizer é: “é assim que as coisas são e é impossível mudar”.

Mas depois da história incrível que te contei, ainda acreditas que é impossível mudar?

Uma coisa te garanto: se não fizeres nada para tentar mudar, então de certeza que nada vai mudar!

Mas e se te desses uma chance? Mas e se tentasses fazer o que é preciso para seres bom a Matemática? Uma coisa é certa: chegarias muito mais longe do que se nunca tivesses tentado.

É claro que começar é difícil. É claro que é mais fácil não tentar.

Mas como podes viver a tua vida sem nunca descobrires tudo o que és capaz?

A verdade é que ninguém sabe do que és capaz (nem tu, nem eu, nem os teus pais, nem os teus amigos, nem os teus professores – ninguém!) E por isso, ninguém (nem tu, nem eu, nem os teus pais, nem os teus amigos, nem os teus professores) tem o direito nem a autoridade de dizer do que és ou do que não és capaz. Porque, no fundo, ninguém sabe! E só há uma pessoa que o pode descobrir. E essa pessoa és tu. 🙂

Tu és a única pessoa neste mundo que pode descobrir tudo o que és capaz.

Por isso, ignora quem te diz que “negativa já é suficiente”, ou que “suficiente já é bom” ou que “bom já é muito bom” – porque, no fim de contas, eles não sabem do que és capaz. Nem TU sabes do que és capaz!

Por isso, em vez de te preocupares com o “sou ou não sou capaz”, com o “sou ou não sou bom”, com o “sempre tive esta ou aquela nota”, esquece isso! Preocupa-te apenas com uma pergunta:

“Estás ou não estás a fazer o que é preciso para seres bom a Matemática?” 🙂

🥱”Não tenho vontade. Não me apetece. Sou preguiçoso.”

Eu sei. Acordas cansado. Chegas a casa cansado. Há mil e uma coisas mais interessantes para fazer. Quem é que no seu devido juízo teria vontade de treinar Matemática?

Mas calma, calma, CALMA!!!

Mas desde quando é que não ter vontade é razão para não fazeres o que quer que seja???

Não tens vontade? Não interessa! Se é preciso fazer, fazes e acabou! Porque quanto mais depressa te livrares disso, melhor!

Por exemplo, este artigo: tenho vontade de escrevê-lo? Não… A minha única vontade é tê-lo escrito! Mas ninguém vai escrevê-lo por mim. E eu quero mesmo tê-lo escrito. Por isso, não tenho hipótese: não vale a pena estar com tretas, não vale a pena adiar. Adiar só irá prolongar a “dor”. Então, só há uma solução: livrar-me disto JÁ!

Não o faças por ter vontade. Não o faças por te apetecer. Faz apenas porque tens de fazer. Faz apenas porque queres ter feito.

Porque qual é o mais fantástico disto tudo?

Vontade é treino.

É verdade!

Vontade é treino!!!

Por isso, quantas mais vezes desobedeceres a esse “não me apetece” hoje, então mais fácil será desobedeceres a esse “não me apetece” amanhã!!!

Isto até que chegará um dia em que o “apetece” ou o “não apetece” já não te interessam. E quando esse dia chegar, só uma coisa interessará:

“Se é preciso fazer, tu fazes”.

Às vezes não te apetece estudar Matemática? Não. Mas o que é que fazes? Estudas na mesma.

Só 5 minutos? Não interessa! Mas estudas.

Porque se hoje estudares 5 minutos, amanhã já terás vontade para estudar 10. E se amanhã estudares 10, então depois de amanhã já terás vontade para estudar 20. E se continuares assim, quem sabe onde poderás chegar!

Uma coisa é certa: só tu poderás descobrir. 🙂

Por isso, já sabes: começa a treinar a tua vontade ! 😁🔥

🙄”Não gosto de Matemática. Não gosto de estudar. Matemática é seca.”

Será que é mesmo da Matemática que não gostas? Ou será que não gostas é de ter más notas a Matemática?

Vamos imaginar: se tivesses boas notas a Matemática, será que gostarias de Matemática? Provavelmente sim.

De facto, o que eu acredito é:

Se nós somos bons a Matemática, então nós gostamos de Matemática.
(e se ainda não gostamos de Matemática, é porque ainda não somos bons!)

Conclusão? Preocupa-te apenas em fazer o que é preciso para seres bom a Matemática. Porque quando fores bom a Matemática, então inevitavelmente irás gostar! 😁

Mas até começares a gostar, o que é que fazes? É a mesma história do “não me apetece”:

“Mas desde quando é que não gostar é razão para não fazeres o que quer que seja???”

Lembra-te: não faças porque gostas de fazer. Faz porque é preciso fazer.

Porque quantas mais vezes desobedeceres a esse “não gosto” hoje, então mais fácil será desobedeceres a esse “não gosto” amanhã. Isto até que chegará um dia em que o “gosto” e o “não gosto” já não te interessam. E quando esse dia chegar, só uma coisa interessará:

“Se é preciso fazer, tu fazes”.

Mas calma, calma, CALMA! 🤠🛑Há um “cheat” (uma batota) que tens de saber. Lê com muita atenção, palavra a palavra:

“Estudar Matemática não tem de ser miserável!”
(de facto, tu tens o poder de tornar o teu estudo tão divertido ou tão miserável quanto quiseres! 😁👍)

Por isso, da próxima vez que fores estudar Matemática, pergunta-te: “Será que eu estou a tornar o meu estudo mais miserável do que é preciso?” Ou melhor ainda:

“Como é que posso tornar o meu estudo mais divertido?

E como é que podes tornar o teu estudo mais divertido? Ora, inventa desafios! Ou combina a Matemática com algo que gostas! Ou então envolve os teus amigos ou familiares. A tua imaginação é o limite! 😁🔥

Por exemplo, quando eu estava em Inglaterra, tinha de ir às compras. E então, como é que eu tornava ir às compras mais divertido? Ora, sempre que ias às compras, colocava-me um desafio: “qual é o mínimo de tempo possível em que consegues fazer todas as compras?”. Graças a este desafio, não só acabava por me demorar menos tempo nas compras, como ainda me divertia um pouco! 😂

Ou então, para estudar Mandarim, ouço músicas para crianças (do canal de YouTube “Baby Tiger”) e também explicações de 1º ano de Matemática (no “Khan Academy” em Mandarim). E isto resulta porque combina o que preciso de fazer (estudar Mandarim) com o que gosto de fazer (Matemática/coisas engraçadas). 😉

Outra estratégia super boa é envolveres os teus amigos (ou familiares). Porque é muito mais fácil estudares Matemática se os teus amigos te estiverem sempre a “puxar” para estudares Matemática (esse é o grande poder da chamada “peer pressure” ou “pressão de pares” 😏🔥). Por exemplo, frequenta um Centro de Explicações ou cria um grupo de estudo (online ou presencial) em que todos queiram ser bons a Matemática. Assim estudar Matemática será bem mais fácil e divertido, porque sabes que não estás sozinho! Por exemplo, o meu Discord pode ser um bom começo!

No fundo, quando te tornas tão bom a transformar mesmo a coisa mais seca numa coisa divertida, então ganhas o poder de fazer o que quiseres. Gostes ou não gostes, não interessa (porque já sabes que o podes tornar mais divertido! 😁👌)

🐟”O meu professor não vale um carapau”

Eu sei. Se o teu professor explicasse melhor… Se o teu professor tivesse mais entusiasmo… Se o teu professor… Tudo isso é verdade.

Mas o que é que vais fazer? Vais desistir só porque o teu professor não vale um carapau? E então o que é que farás pela vida fora? Desistirás sempre que alguém te dificular a vida? Ou procurarás outra solução?

Na vida, há coisas que podemos controlar e coisas que não podemos controlar. E se não podes controlar quem é o teu professor de Matemática, então nem vale a pena pensares nisso! Vale a pena sim pensares naquilo que tu podes controlar (porque isso sim, podes mudar!)

Por isso, esquece o teu professor de Matemática e torna-te num aluno tão bom que nem um mau professor te consegue parar!

Vou repetir:

Torna-te num aluno tão bom que nem um mau professor te consegue parar! 😁🔥

Contrata um explicador. Vê explicações no YouTube. Pede ajuda aos teus colegas. Não interessa. A única coisa que interessa é que continues sempre à procura de novas soluções.

Porque se há alguma coisa que a Matemática me ensinou é que:

“Tudo tem solução”

Mesmo quando um problema, matemático ou não matemático, te parece impossível, lembra-te:

“Tudo tem solução!”

Por isso, continua sempre à procura de novas soluções. Se uma não funciona, ótimo – passa à próxima. A próxima também não funciona? Perfeito – tenta outra! Desde que continues a procurar, então mais cedo ou mais tarde vais encontrar! 😁👊

🤪”Não sou inteligente.”

Atenção: “ser inteligente” e “ter boas notas a Matemática” não são a mesma coisa!!! Porque lá está:

Inteligência é algo que nasce contigo, mas Matemática é treino.

Por isso, se ainda tens más notas a Matemática, não é por falta de inteligência – é apenas porque ainda não treinaste o suficiente ou da maneira certa.

Mas podias-me dizer: então porque é que aquele meu colega, não estudando nada, consegue ter altas notas e eu não? 🤔🤔🤔

Aqui, tens duas opções: ou ele está a mentir e treina às escondidas (é provável 😜). Ou então, pode ser mesmo mais inteligente.

Porque aquilo que tu tens de perceber sobre inteligência é:

A tua inteligência não determina se consegues ou não – apenas determina o tempo que demoras a lá chegar.

No fundo, quem é mais inteligente, precisa de treinar menos. Quem é menos inteligente precisa de treinar mais. Mas no fim de contas, só uma coisa importa: se treinares o suficiente, chegas lá.

Voltamos àquela história do “controlar e não controlar”. Tu não controlas a tua inteligência, mas controlas sim todo o teu treino. Por isso, esquece se és mais ou menos inteligente que os outros (porque isso não podes mudar). Foca-te apenas na única coisa que podes mudar:

“Estás ou não estás a fazer o que é preciso para seres bom a Matemática?” 🙂

😱”Tenho medo de errar. Sinto-me estúpido.”

Vou dizer algo super radical e agressivo, por isso cuidado! Foste avisado!

Esquece o ser perfeitinho, porque o ser perfeitinho está-te a deixar mais “burro”.

É verdade! Porque, se pensares bem, se acertas sempre, então parece que já sabes tudo. E se já sabes tudo, então não há nada para aprenderes. E se não há nada para aprenderes, então ficas mais “burro” (ou, para ser mais preciso, não aprendes nada, ou seja, ficas na mesma).

Por outro lado, se erras, então sabes que há algo que não sabes. E se há algo que não sabes, então há algo que podias aprender. E se há algo que podias aprender e aprenderes mesmo, então acabaste de ficar mais “inteligente”! 😁🔥

Conclusão? Acertar – meh! Errar é que bom! 😁👌

De facto, eu fico mais descansado quando erro do que quando acerto! Porque quando acerto, não aprendo nada de novo – é tempo desperdiçado. Mas quando erro, aí sim, há algo novo para aprender – e esse sim, é tempo bem aproveitado!

Se pensares bem, quem nunca se arrisca a errar, nunca aprende e fica toda a vida sem saber. Mas quem se arrisca a errar, erra mesmo e aprende com esse erro, então erra uma vez e fica a saber para o resto da vida.

Curiosamente, este assunto também calhou em conversa com o aluno de 10º ano da minha “história incrível”. Ele tinha cometido um erro parvo e depois disse:

Ele diz "Estou-me a sentir tão esúpido" e eu respondo"É para isso que o ser humano tem memória - para não fazer a mesma coisa parva duas vezes :P"

Acho que já percebeste – é essencial estares confortável em cometer erros não só porque é bom agora na Matemática mas porque será bom para o resto da tua vida. Porque na tua vida, só se cometeres erros e aprenderes com eles é que poderás evitar os mesmos problemas no futuro.

Repara: é normal cometer erros! Anormal é nunca tentar. Por isso, tens de aceitar que errar faz parte da viagem. Lembra-te: quando a hora de arriscar chegar, arrisca-te a errar. Porque basta cometeres esse erro uma vez e ficarás a saber para toda a vida! 😁🔥

😿”Eu estudo, mas não tenho boas notas.”

A verdade é que podem haver muitas razões para estudares e não teres boas notas. Pode ser porque estudas pouco, ou só na véspera, ou por outra razão.

Porém, a razão mais comum de todas é quando não percebes esta verdade fundamental:

Matemática aprende-se fazendo.

Esta é a grande ilusão da Matemática (e de quase tudo!): uma coisa é ver, outra coisa é fazer.

Por isso, não penses que é suficiente ver vídeos, ler resoluções, assistir às aulas e às explicações. Porque, no fim de contas:

Se queres ser bom a Matemática, tens de ser bom a resolver exercícios.
E se queres ser bom a resolver exercícios, então tens de resolver exercícios!

E claro, quanto mais e mais variados, melhor!

No fundo:

A maneira mais rápida e eficaz de seres bom a Matemática é resolveres exercícios.

Não há como fugir a essa verdade. Tens de resolver exercícios! 😁🔥

📉”Antes, até era bom a Matemática, mas agora…”

Durante imenso tempo, tiravas boas notas a Matemática. Mas depois, começaste com umas notas piores e, a partir daí, foi sempre a descer. E com isto, perguntavas-te: será que já não sou bom a Matemática?

As boas notícias? Isto acontece a todos! 😁 A alguns acontece mais cedo, a outros mais tarde. Mas todos, mais cedo ou mais tarde, passam por isso.

A mim, aconteceu-me no primeiro ano de universidade. Antes, bastava estar atento nas aulas e absorvia tudo. Agora, estar atento nem era suficiente para acompanhar a aula!

Aqui, o importante é colocares as tuas expectativas no sítio:

Esquece a ideia de que é normal perceberes tudo durante a aula!!!
(A verdade é que a Matemática não se aprende vendo, mas sim fazendo. Por isso, uma aula de sucesso não é aquela em que percebes tudo, mas sim aquela em que prestas atenção, copias tudo o que é preciso e percebes as ideias por alto. O mais importante depois é garantires que percebes bem essa matéria antes da aula seguinte. E, para isso, tens de treinar em casa.)

E porquê treinar a matéria antes da aula seguinte?

Porque na Matemática, tudo está relacionado. Muito provavelmente a matéria da aula seguinte é a continuação da matéria da aula anterior. Por isso, se não percebeste bem a aula anterior, então dificilmente perceberás a aula seguinte.

E, por isso, é que é tão importante reveres a matéria da aula anterior antes da aula seguinte: para que quando a aula seguinte chegar, consigas perceber ao máximo tudo o que é dito nessa aula.

Não caias no mesmo erro que cometi durante a universidade: não penses que estás a poupar trabalho quando não revês a aula anterior. Na verdade, estás a cometer o teu maior erro.

Porque se não reveres a aula anterior, então nem vais perceber metade do que é dito na aula seguinte – nem que estejas super atento! E o maior problema é que, quando a altura dos testes chegar, terás de estudar tudo desde o início. No fundo, todo o trabalho que “poupaste” vais ter de o fazer à mesma, mas agora todo de uma só vez! Isto vai ser muito mais doloroso (au! 😖), vais gastar mais tempo a estudar e tudo isto para teres piores resultados! (para não falar, claro, que no dia seguinte já esqueceste tudo o que estudaste!) Conclusão? Má ideia! 😭

No fundo, se antes tinhas boas notas e agora já não, então a razão é só uma: é porque tens à tua frente o maior desafio que já enfrentaste. Mas isso não significa que não consegues! Apenas significa que terás de fazer mais para voltares aos bons resultados.

Foi exatamente isso que fiz. Se eu queria voltar aos bons resultados, então teria de dar mais de mim.

Foi aí que mudei não só o meu método de estudo, mas também todo o meu estilo de vida. Não só revia sempre a matéria da aula anterior antes da aula seguinte, mas também comecei a ter mais cuidado com a alimentação, com o sono (e até com toda a informação que dava ao meu cérebro!) No fundo, comecei-me a comportar como um atleta de alta competição.

E graças a todo este esforço, sucesso! Voltei aos bons resultados! 😁💯

Mas será que tu precisarias de fazer tudo isto? Provavelmente não. Mas uma coisa é certa: quanto mais melhorares o teu estudo e o teu estilo de vida, mais fácil será a Matemática.

Lembra-te:

“Estudar Matemática não tem de ser difícil!”

Repete comigo:

“Estudar Matemática não tem de ser difícil!”
(de facto, tu tens o poder de tornar a Matemática tão fácil ou tão difícil quanto quiseres!)

Continua a cometer os mesmos erros e a Matemática será difícil. Ou ajusta o teu método e a Matemática ficará mais fácil.

Acima de tudo, não te esqueças:

“Tudo tem solução”

Por isso, se ajustaste os teus hábitos e ainda não tiveste os resultados que querias, então continua à procura de novas soluções! Tenta outro método de estudo. Faz outras mudanças no teu estilo de vida. Pede ajuda aos teus colegas e familiares, ao teu professor ou explicador ou até no meu Discord.

Não interessa o que fazes. Mas faças o que fizeres, continua à procura de novas soluções. Porque se continuares à procura de novas soluções, então mais cedo ou mais tarde terás os resultados que sempre quiseste! 👊😉

🤖”Para que serve isto para o meu futuro? Não preciso disto para nada!”

Vou contar-te um segredo: o mais importante de estudar Matemática não é a matéria em si!!! De facto, há algo bem mais valioso em estudar Matemática e que é útil para TODOS (quer a matéria te interesse, quer a matéria não te diga nada).

Mas antes de te contar o segredo, tens de perceber esta verdade fundamental:

“Tu és o que praticas.”

Vou repetir:

“Tu és o que praticas.”

E o que é que “Tu és o que praticas” significa? Significa que quando fazes qualquer coisa agora, tu não estás só a fazer essa coisa agora – tu estás sim a treinar-te a agir dessa mesma forma no futuro.

Por exemplo:

  • Quando copias no teste, tu não estás só a copiar no teste – tu estás a treinar-te a escolher o caminho mais fácil em tudo o que fazes.
  • Quando pegas no telemóvel a todas as horas do dia, tu não estás só a pegar no telemóvel – tu estás a treinar-te a depender do telemóvel a todas as horas do dia.

E quando estás a estudar Matemática, tu não estás só a estudar Matemática – tu estás a treinar-te a ver a realidade como ela é, a concentrar-te, a raciocinar, a lidar com o falhanço e a frustração, a procurar novas soluções e a nunca desistir até alcançares o teu objetivo.

E porque é que treinar isto é tão importante? Porque o caminho que é preciso para resolveres problemas de Matemática é o mesmo caminho que é preciso para conseguires o que quiseres pela tua vida fora. Não acreditas? Eu faço-te um desenho:

Tanto na Matemática como na vida, há o que tu tens e o que tu queres. O desafio é fazer o que é preciso para ir de um para o outro.

Tanto na Matemática como na vida o desafio é o mesmo: há algo que queres e há algo que tens. E o grande desafio é fazeres o que é preciso para partires daquilo que tu tens e chegares onde quiseres.

Na Matemática, tens os dados e queres a resposta. O desafio é fazer o que é preciso para ir de um para o outro.

Num problema de Matemática, o que tu queres é a resposta à pergunta e aquilo que tu tens é os dados do enunciado (e o teu conhecimento). E o grande desafio é fazeres o que é preciso para partires daquilo que tu tens (os dados) e chegares onde quiseres (à resposta à pergunta).

Na vida, tens o agora e queres um objetivo. O desafio é fazer o que é preciso para ir de um para o outro.

Na vida, é exatamente o mesmo: há aquilo que tu queres (os teus objetivos, os teus sonhos, os teus desejos) e há aquilo que tu tens (todas as tuas ferramentas: a tua experiência passada, as pessoas à tua volta, os teus conhecimentos e capacidades). E o grande desafio é fazeres o que é preciso para partires daquilo que tu tens (o teu agora) e chegares onde quiseres (ao teu objetivo).

Mas repara: o mais importante de tudo nem é o que tu tens, nem é o que tu queres. O mais importante é o caminho – o caminho para ires daquilo que tu tens àquilo que tu queres, o caminho de fazeres tudo o que é preciso para lá chegares.

É esse o caminho que distingue quem consegue de quem não consegue, quem alcança de quem não alcança. E quem treina Matemática, está a treinar caminhar esse caminho todos os dias.

No fundo:

Quando te treinas a conseguir o que tu queres na Matemática (a resposta), tu estás a treinar-te a conseguir o que tu queres na vida.

Mas porquê? Mas porquê é que conseguir o que queremos na Matemática treina-nos a conseguir o que queremos na vida? Porque o caminho de fazer o que é preciso, tanto na Matemática como na vida, é o mesmo:

  1. Primeiro, tens de conseguir ver a realidade como ela é, sem tretas e sem ilusões, porque só consegues resolver o problema se recolheres bem os dados e perceberes bem a situação.
  2. Depois, tens de conseguir concentrar-te e raciocinar – pensa naquilo que tu queres e planeia cuidadosamente como vais lá chegar.
  3. É claro: o mais provável é que as tuas primeiras tentativas falhem. E aqui, tens de conseguir manter a calma perante a frustração. Percebe que é normal sentires frustração, mas que não é preciso obedeceres a essa frustração. Lembra-te: “tudo tem solução”. Por isso, o importante é manteres a calma e continuares sempre à procura de novas soluções. Pensa noutras perspetivas que ainda não pensaste antes e continua sempre a experimentar. Porque se continuares a experimentar, mais cedo ou mais tarde, lá chegarás.
  4. E quando lá chegares, quando já tiveres aquilo que queres, ainda não terminaste. Agora, reflete sobre os teus erros e dificuldades e pergunta-te: onde é que eu tornei a minha vida mais difícil do que o necessário? Como é que para a próxima torno a minha vida ainda mais fácil? Assim, da próxima vez que encontrares um problema parecido, não só já saberás como o resolver como será mais fácil que nunca! 😁🔥

De facto, a maior lição que aprendi do meu curso de Matemática não foi a Matemática em si. Foi sim ter passado 3 anos, dia após dia, a resolver exercícios de Matemática.

Porque, no fundo, passei 3 anos a treinar-me a ver a realidade como ela é, a raciocinar logicamente, a controlar as minhas emoções, a refletir sobre os meus erros e garantir que os evito no futuro. E tudo isto tem-me permitido construir agora a realidade que quero (porque, no fundo, já sei o que é preciso para lá chegar!)

A verdade só uma: a Matemática fez-me “crescer”. 🙂

Por isso, já sabes: não treines Matemática porque queres saber Matemática. Treina Matemática porque queres “crescer”. Que é para quando a hora chegar, estejas onde estiveres, faças o que fizeres, já saibas o que é preciso para alcançares o que quiseres! 😁🔥

🧑‍🎓📚
Como estudar Matemática durante o ano

Agora que já sabias como lidar com as tuas tretas, estava na hora de começares a treinar!

E a verdade mais importante, que nunca queremos admitir, e que eu aprendi à minha própria custa na universidade é…

“Tem sempre a matéria em dia.”

Vou repetir:

“Tem sempre a matéria em dia.”

De facto, nem precisas de estudar todos os dias! A única coisa que interessa é acompanhares sempre a matéria. Ou, para ser mais específico, garante sempre que percebes bem a matéria da aula anterior antes da aula seguinte.

Já falámos do porquê de ter a matéria em dia no capítulo ““Antes, até era bom a Matemática, mas agora…”

Mas então, como é que fazemos isto na prática?

🗓️Como ter a matéria em dia

Ora, provalmente não te lembras o que comeste hoje ao almoço, pois não? E será que te lembras o que deste hoje na aula? …😏

Ora, é esse mesmo o segredo! 😁⬇️

Nos dias de aula: Pergunta-te “O que é que eu dei hoje?” (e faz um ou dois exercícios)
Ao fim de semana: Faz exercícios da matéria dessa semana (e pergunta-te “O que é que dei até agora?”)

Ou seja, se queres ter a matéria em dia, basta perguntares-te “o que é eu dei hoje?” nos dias de aula e fazeres exercícios de revisão ao fim de semana. Se depois quiseres fazer mais, ótimo! Se não, ótimo também! 😁🔥

Aprende passo a passo as várias maneiras de fazeres um “O que é que eu dei hoje?” neste vídeo:

📝Como tirar apontamentos

Já sabias que querias ter a matéria em dia. Mas então, como é que tirar apontamentos te poderia ajudar a ter a matéria em dia? 🤔

Foi exatamente a pensar nisso que usei um método especial na universidade: 😁⬇️

Divide o teu caderno diário em duas colunas: uma para escreveres “apontamentos” durante a aula, e outra para escreveres “comentários ou resumos” depois da aula.

No fundo, teres no caderno uma secção de comentários ou resumos para preencher é o lembrete perfeito de que tens de rever essa aula! 😉👌

Vê exatamente como eu fazia isto na universidade neste vídeo:

🧑‍🏫Como aproveitar as aulas

Já sabias como ter sempre a matéria em dia. E também já sabias como tirar apontamentos. Por isso, já tinhas tudo para aproveitar as aulas ao máximo!

O mais importante a perceberes é:

Quanto mais absorves na aula, menos tens de fazer em casa.

Por isso, durante a aula:

  1. Foca-te só na aula (tudo o resto pode ficar para depois. Lembra-te: esta é a tua única oportunidade para poupares trabalho de casa!)
  2. Tira apontamentos (escreve-os na “coluna dos apontamentos” do teu caderno)
  3. Pergunta imediatamente qualquer dúvida que tenhas (porque se não a esclareceres imediatamente, então vais perder mais tempo em casa a “bater com a cabeça” nessa dúvida)

🔴Dica Bónus: Sempre que puderes, senta-te o mais perto possível do quadro (porque quanto menos distrações tiveres à tua frente, mais fácil será focares-te na aula!)

✍️Como resolver Exercícios

Já sabias como manter a matéria em dia, como tirar apontamentos e como aproveitar as aulas ao máximo. E agora tinha chegado a hora de resolveres exercícios.

Que exercícios fazer?

Faz os exercícios que te desafiem ligeiramente: nem demasiado fáceis, nem demasiado difíceis
🟢Se só de leres o exercício já sabes como resolvê-lo, então é demasiado fácil – faz só um ou dois desses e depois procura uns mais difíceis.
🔴Mas se lês o exercício e nem sabes por onde começar, então é provável que seja demasiado difícil – faz primeiro uns exercícios mais fáceis dessa matéria e depois volta a esse exercício.

Graças a este critério, o teu estudo ficou muito mais eficiente, porque já não perdias tempo com exercícios desnecessários! 😁🔥

Como resolver exercícios passo a passo?

  1. 📖Lê o enunciado frase a frase e sublinha os dados
    Sublinhar frase a frase evita teres demasiada informação na cabeça e garante que não te esqueces de nada!
  2. 🔢Copia e traduz o sublinhado para Matemática
    No enunciado, os dados que sublinhaste estão escritos por palavras. Quando copiares o sublinhado para o teu caderno, escreve esse sublinhado já em linguagem matemática, para ser mais simples.
  3. 🤔“Queremos? Temos?”
    1. Qual é a pergunta a que queres responder? E quais os dados que tens? E agora, qual é a fórmula ou a estratégia que liga aquilo que tu tens àquilo que tu queres? Faz isso!
    2. DICA: Não tenhas medo de riscar ou rabiscar, desenhar ou fazer esquemas – se te ajuda a chegar à resposta, então faz isso! Lembra-te: podes sempre escrever tudo direitinho no fim.
  4. Verifica
    Quando chegares à resposta final, faz três verificações:
    1. Respondeste à pergunta?
      (Não percas pontos desnecessariamente! Verifica sempre se respondeste na forma certa, nas unidades certas e se não te esqueceste daquele último passo óbvio!)
    2. A resposta faz sentido?
      (se o exercício fala em idades de pessoas, mas a resposta dá-te 1200 anos, então provavelmente fizeste alguma coisa mal… 😏)
    3. A resposta está numericamente correta?
      (por exemplo, resolveste a equação 2x=4 e a resposta dá-te x=2. Como sabes se está correta? Ora, substituis esse x por 2 na equação. Dá-te 4=4, por isso está certo!)
  5. 💯Corrige
    Se não estás em teste ou exame, corrige as tuas respostas nas soluções, com o teu professor ou explicador, ou até num solucionador online como o Symbolab.
    1. Resposta certa? Ótimo, continua!
    2. Resposta errada?
      1. ✍️Copia a resolução do exercício
        copiar o exercício dá-te mais tempo para perceberes passo a passo o exercício – é melhor para perceberes do que apenas lendo
      2. 🙈Repete o exercício, mas agora sem veres a resolução (ou resolve outro exercício quase igual)
        Só fazendo o exercício sem ajuda é que garantes que percebeste mesmo!

Quando começaste a seguir este método, resolveres exercícios não só ficou muito mais fácil, como cometias muito menos erros! 😁👌

Quando não sabes como começar – o que fazer?

Se não sabes como começar, então provavelmente é porque nunca viste um exercício parecido ou, se viste, já te esqueceste. A solução mais fácil é:

Vê um exercício já resolvido que seja parecido com esse e segue os mesmos passos.

Além de ver exercícios parecidos já resolvidos, as três perguntas seguintes também te podem ajudar:

  1. 🔎Percebes todas as palavras do enunciado?
    Se há alguma palavra que não percebes, procura a sua definição matemática no teu livro, na net ou pergunta a alguém (por exemplo, no meu Discord)
  2. 🛣️Sabes a estratégia geral?
    Por exemplo, resolver uma equação segue sempre a mesma estratégia geral. Deves habituar-te a descobrir estas estratégias gerais e lembrar-te delas da próxima vez que resolveres o mesmo género de exercício. É o que faço sempre nos meus vídeos (por agora, vê um exercício parecido já resolvido e segue os mesmos passos)
  3. 💎Sabes todas as maneiras de fazer essa coisa?
    Por exemplo, se te pedem para calcular um declive, há muitas maneiras de o fazer – tudo depende dos dados que tens (se tens dois pontos, se tens um ângulo, se tens uma função, etc). Por isso, lembra-te sempre das várias maneiras de fazer a mesma coisa – é o que faço sempre nos meus vídeos. (por agora, vê um exercício parecido já resolvido e segue os mesmos passos)

Quando não sabes como continuar – o que fazer?

Às vezes, até começas bem o exercício mas depois acontece alguma coisa e já não consegues avançar. Se isso acontecer, segue estes quatro passos, por esta ordem:

  1. 🗃️Há algum dado que ainda não utilizaste?
    Num problema de Matemática, tens sempre de usar todos os dados. Por isso, se ainda não usaste algum dado, então de certeza que o teu próximo passo é usar esse dado.
  2. 📖Relê o enunciado
    Muitas das vezes apenas te esqueceste de copiar um dado importante do enunciado ou então copiaste mal.
  3. Procura rapidamente por erros parvos
    Às vezes, copiaste mal de uma linha para a outra ou então fizeste mal as contas. Se conseguires encontrar o erro rapidamente e corrigi-lo, ótimo!
  4. Passa à frente e tenta mais tarde
    Se nenhum dos passos anteriores resultarem, passa à frente e tenta mais tarde. Tenta no fim do teste ou exame, no caso de testes ou exames, ou então noutra hora ou noutro dia, no caso de trabalhos de casa (mais dicas específicas de teste e exame no capítulo “Como arrasar nos testes”)

Como escrever respostas aos exercícios

Uma boa resposta é aquela que te ajuda a organizar as ideias e que explica claramente o teu raciocínio (para que qualquer pessoa, incluindo tu, possa perceber facilmente o que fizeste).

Eis um bom exemplo do professor Paulo Correia, do Matemática? Absolutamente:

Exemplo de uma resposta matemática bem redigida, com frases completas, pelo

Este exemplo não tem tudo, mas tens algumas partes importantes. Vê todas as minhas dicas abaixo, ordenadas dependendo se tens de escrever isso no topo, no meio ou no fim da resposta:

  1. TOPO: Escreve o número da questão e da alínea (bem vísivel)
    • Garante que o número da questão e da alínea é grande e bem visível para não deixar dúvidas a quem corrige. Isto é especialmente importante se não resolveres as respostas por ordem (tal como eu recomendo no capítulo “Como resolver testes”).
  2. TOPO: Escreve os dados numa lista (com pontinhos •ou letras (A), (B), (C)…)
    • Escreve os dados numa lista, em que cada dado está num novo ponto ou numa nova letra. Depois, se quiseres, podes ir colocando “certos” ✅ à medida que usas cada dado;
    • Se estás na universidade, usar (A), (B), (C) é ótimo para não teres de escrever os dados de novo de cada vez que usas esse facto. Por exemplo, podes escrever “Graças a (A) e (B), temos que … E com (C), concluímos que …”.
  3. MEIO: Usa cálculos auxiliares (C.A.)
    • Se estás a resolver uma equação enorme, e se só há um termo que tens de simplificar imenso, então não copies a equação toda um montão de vezes só para fazer essa simplificação! Em vez disso, faz essa simplificação ao lado, num C.A. (Cálculo Auxiliar) e copia a equação já com esse termo todo simplificado;
    • No geral, usa C.A. para qualquer cálculo chato que te faria escrever imenso desnecessariamente e que “interrompe” a resolução principal.
  4. MEIO: deixa uma linha em branco entre frases ou expressões matemáticas
    • Se escreveres em quadrículas, deixa duas linhas de intervalo. Se escreveres em linhas, deixa só uma linha de intervalo;
    • Assim, se te enganares, tens espaço suficiente para riscar e escrever da maneira correta em cima ou em baixo (e assim evitas que tenhas de escrever tudo de novo ou que a tua resposta fique uma confusão com tantas letras minúsculas, setas e asteriscos!).
  5. MEIO: Se não sabes o que estás a fazer, não inventes
    • Não dificultes a vida de quem está a corrigir. Se não sabes, não deves querer ganhar pontos de borla. Em vez disso, escreve mesmo que “não sei” e depois tenta explicar por escrito o que sabes sobre o exercício;
    • Muitas das vezes, isto ajuda-te a pensar e a encontrar a resposta!!! Se não, podes pelo menos ganhar uns pontinhos de borla. Mas mais importante que isso, ganhas o respeito do professor!
  6. MEIO: Escreve frases completas
    • Isto é mais importante na universidade, mas podes começar já a fazê-lo no básico ou secundário. Em vez de escreveres só os cálculos, escreve esses cálculos em frases curtas, como viste na imagem acima. Esses cálculos podes meter na mesma linha ou numa linha nova, como achares mais legível;
    • Com isto, tens três vantagens: fica mais fácil voltares a ler e verificares o teu exercício mais tarde (bom para testes), fazes com que os teus exercícios sejam um prazer corrigir (bom para ganhares o respeito de quem corrige) e também treinas-te a explicar claramente o teu raciocínio (bom agora e pela tua vida fora, estejas onde estiveres!).
  7. MEIO:Organiza as frases por capítulos e/ou sublinha as conclusões importantes
    • Isto é mais importante na universidade, quando as respostas são enormes;
    • Podes organizar por capítulos (como neste artigo) ou então sublinhar as conclusões importantes (tal como o negrito neste artigo);
    • Isto ajuda-te a organizar as ideias e pensar no que deves escrever a seguir. Também ajuda o professor a corrigir mais rapidamente o teu trabalho (e já sabes, ganhas “respect”!).
  8. FIM:Sublinha a resposta final
    • Faz com que seja óbvio tanto para ti como para o professor onde está o fim do exercício;
    • Alternativamente, podes desenhar uma grande linha horizontal no fim do exercício (pode ocupar a linha toda ou não – interessa é que se perceba que é o fim do exercício).

Deves adotar esta maneira de escrever respostas não só para testes e exames, mas para todos os exercícios que fizeres. Assim, quando o teste ou o exame chegar, já é tão natural escreveres boas respostas que nem precisas de pensar! 😁🔥

E, como já te disse, isto não é só bom para facilitares a vida de quem corrige e ganhares o seu respeito, mas também é bom para treinares a explicar o teu raciocínio por escrito: e isto ser-te-á muito útil não só agora como no futuro, estejas onde estiveres! 🙂

🧑‍🏫Como aproveitar o teu Explicador

Deves ter um explicador

E embora eu te estivesse a dar todas estas dicas para arrasares na Matemática por ti próprio, a verdade é que é sempre mais fácil se tiveres alguém a acompanhar-te.

Por isso, seja qual for a tua situação, recomendo que tenhas um explicador (quer tendo explicações individuais, quer frequentando um centro de estudos).

A única coisa que tens de garantir é que o teu explicador é bom, ou seja, que sabe a matéria, que sabe explicar a matéria e que quer mesmo ajudar-te ao máximo (e, de preferência, que tenha uma boa biblioteca de exercícios 😏).

Porquê ter um explicador?

Porque um explicador vai:

  • Esclarecer as tuas dúvidas e explicar-te as matérias que não perceberes
  • ✅Ter imensos exercícios para te dar
  • ✅Incentivar-te a manter a matéria em dia (porque já sabes que tens de mostrar trabalho! 😜)

Explicações individuais ou Centro de Estudos: qual o melhor?

Como sempre, a resposta vai depender das tuas necessidades. Deixo aqui as vantagens de cada uma:

  • 🧑‍🏫Explicações individuais:
    (Normalmente, são sessões de 1 hora ou mais. Perfeito se tens necessidades diferentes da maioria dos alunos ou se preferes estudar independentemente em casa):
    • ✅Aprende num ambiente calmo e silencioso (até pode ser em tua casa!)
    • ✅Recebe indicações personalizadas do teu explicador, adaptadas às tuas necessidades e dificuldades particulares (ficas a saber que matérias ainda não percebes bem, o que deves estudar e que exercícios deves resolver!)
  • 🏫Centro de Estudos:
    (Normalmente, podes ficar lá a tarde inteira a resolver exercícios juntamente com muitos outros colegas. Perfeito se tens dificuldades financeiras ou se tens dificuldades em concentrar-te em casa ou na escola.)
    • ✅Resolve exercícios num ambiente intenso, ao lado de imensos colegas com os mesmos objetivos (não há como não ter vontade!)
    • ✅Corrige exercícios e esclarece dúvidas imediatamente à medida que resolves os exercícios (nada melhor do que feedback imediato!)
    • ✅Regra geral, pagas menos por hora (uma pechincha!)

Como aproveitar ao máximo as tuas explicações

As explicações podem ser inúteis ou extremamente proveitosas – tudo depende de ti. Eis o que deves fazer:

  • 🧑‍🏫Explicações individuais:
    1. 📚Leva exercícios para treinares em casa
    2. 🏋️Treina o máximo em casa
    3. 📃Faz uma lista das tuas dúvidas e pergunta-as na explicação seguinte (ou envia-as com antecedência ao teu explicador)
  • 🏫Centro de Estudos:
    1. ⏱️Passa o máximo de tempo no Centro de Estudos, resolve os exercícios por ti próprio (não copies!) e esclarece lá todas as tuas dúvidas
    2. 📚Leva exercícios para treinares em casa
    3. 🤝Cria uma relação com os outros alunos do Centro (quem sabe, forma um grupo de estudo para se ajudarem fora das aulas!)

Muita Atenção!!!

Um explicador é só um complemento e não um substituto para o teu estudo individual.

Falo por experiência própria: Matemática aprende-se fazendo e não vendo os outros fazer. Por isso, se tens explicações individuais, então treina o máximo em casa. E se frequentas um centro de Estudos, resolve os exercícios por ti próprio (não copies pelos outros!)

Isto porque para arrasares no teu próximo teste ou exame, tens ser bom a resolver exercícios por ti próprio. E só serás bom a resolver exercícios por ti próprio se resolveres exercícios por ti próprio! 😁🔥

🙋Quando e como perguntar dúvidas

E podias pensar que perguntar dúvidas não tinha nada de especial… Mas a verdade é que até isso tem a sua arte!

A regra mais importante

Estejas onde estiveres, a regra mais importante em perguntar dúvidas é:

“Faz perguntas específicas”

No fundo, em vez de dizeres “pode explicar tudo de novo” ou “não percebi nada disto”, diz “eu não percebi ESTE passo”.

Quanto mais específica for a tua pergunta, melhor o professor entenderá o que não percebes e mais facilmente esclarecerá a tua dúvida! 😉

Agora, há duas situações possíveis.

Dúvidas durante a aula

Se te surge uma dúvida durante a aula, então não esperes e pergunta imediatamente! Não te atrevas a levar essa dúvida para casa. Pelo contrário, tens o dever de perguntar logo imediatamente (porque é o melhor para ti e para todos os teus colegas).

Ah, e já sabes: quanto mais específica for a pergunta, melhor! 😁🔥

Dúvidas fora de aula

Se as dúvidas surgem-te fora de aula, especialmente enquanto resolves exercícios, então já tem mais ciência:

  1. Só faças a tua pergunta se:
    1. Já tentaste resolver o exercício (durante, pelo menos, 10 minutos)
    2. Não consegues encontrar a resposta num livro, no Google ou num solucionador online como o Symbolab.
  2. Agora sim, faz a tua pergunta:
    1. Mostra todo o trabalho que fizeste e explica o teu raciocínio
    2. Faz uma pergunta específica (diz exatamente o que não percebes e o que queres: uma resolução, uma pista, ou saber onde erraste)
  3. E quando receberes a resposta, vê se percebeste mesmo:
    1. Recapitula a resposta da outra pessoa nas tuas próprias palavras e pergunta-lhes se é isso mesmo que queriam dizer (assim, terás 100% certezas se percebeste! 😁🔥)

Lembra-te: quanto mais específica for a tua pergunta, melhor será a resposta (porque assim, a outra pessoa percebe perfeitamente qual é a tua dúvida e saberá como esclarecê-la!)

E também há outra vantagem secreta – muitas vezes, ao tentares formular bem a dúvida, acabas por descobrir tu próprio a resposta! 😁🔥

Mas perguntar dúvidas é inútil se no fim não perceberes. Por isso, garante sempre que, no fim, recapitulas aquilo que eles disseram e verificas com eles se está correto – assim saberás mesmo se percebeste! 😉👌

🥳Outras maneiras de estudar Matemática

E com o tempo, habituaste-te tão bem a estudar com os melhores métodos que agora já te perguntavas: mas não há outras maneiras de estudar Matemática?

Não te esqueças: resolver exercícios é sempre o melhor treino para testes e exames. Porém, se te queres lembrar e perceber mais de Matemática, então deves descobrir novas conexões entre os conceitos que já conheces.

E é aí que entram as três sugestões seguintes – todas elas baseadas na minha experiência e que me fazem descobrir novas conexões a cada dia!

1. Esclarece Dúvidas 🧑‍🏫

  • COMO FAZER?
    • Maneira 1: Esclarece as dúvidas dos teus colegas, amigos e primos
    • Maneira 2: Junta-te ao meu Discord e esclarece as dúvidas de alunos de todo o país!
  • O DESAFIO:
    • Tens de saber resolver um exercício de um tema híper específico e explicar o teu raciocínio por palavras e de forma simples e clara.
  • O BOM:
    • É o método mais fácil e rápido
    • Descobres as dúvidas e os erros mais comuns
    • Tens acesso a exercícios extra grátis (provavelmente mais difíceis)
    • Descobres se sabes mesmo resolver os exercícios desse tema híper específico
    • Aprendes a explicar o teu pensamento (o que vais precisar sempre no teu futuro, estejas onde estiveres! 😉👌)

2. Cria Resumos (escritos ou em vídeo) 🧑‍💻

  • COMO FAZER?
    1. Cria um resumo escrito ou em vídeo a explicar uma matéria que estejas a estudar. Cria esse resumo não para tu usares, mas como se fosse para outra pessoa usar
    2. Se quiseres, torna-o oficial: lança-o num blog, no YouTube ou partilha-o com amigos ou nas redes sociais (quanto mais oficial, mais incentivo tens para fazer o melhor trabalho possível!)
    3. Dica: Começa por fazer resumos mais pequenos de um só mini-tema. Mais tarde, tenta então fazer resumos maiores: de subtemas ou até do tema inteiro.
  • O DESAFIO:
    • Tens de saber identificar e destacar as lições mais importantes dessa matéria e ilustrá-las com desenhos, exemplos e exercícios resolvidos.
  • O BOM:
    • Ficas com uma visão global da matéria e lembras-te muito melhor dela
    • Aprendes a explicar a matéria (assim podes ajudar os teus colegas e professores e, quem sabe, ganhas boa experiência para te tornares num professor ou explicador no futuro!)
    • Se partilhares os resumos na net, quem sabe se não te acontece como eu e começas a fazer sucesso! (para não falar que ajudas alunos e professores todo o país!)

3. Cria os teus próprios Exercícios 👷

  • COMO FAZER?
    • Para exercícios mais simples, inventa tu próprio o exercício e depois verifica o resultado num solucionador online como o Symbolab. (exercícios mais simples são os exercícios que um solucionador online consegue resolver, como simplifcar expressões numéricas, resolver equações ou calcular limites e derivadas);
    • Para exercícios mais elaborados, pega num exercício do teu livro e inspira-te nele. Uma opção é adicionares mais alíneas. Outra opção é mudares os dados do problema e perguntares as mesmas questões. Depois, utiliza solucionadores online, calculadoras gráficas (como o Geogebra) e qualquer outra ferramenta para teres o máximo de certezas de que essa é a resposta.
  • O DESAFIO:
    • Tens de ser capaz de fazer as tuas próprias perguntas e de verificar se os exercícios que criaste dão mesmo para resolver.
  • O BOM:
    • Entendes cada exercício a outro nível (não do ponto de vista de quem os resolve, mas sim do ponto de vista de quem os cria);

😏💯
Como arrasar nos testes de Matemática

Já sabias como estudar durante o ano: aulas e apontamentos, estudo em casa e exercícios, dúvidas e explicações – tudinho!

Mas agora, os testes estavam-se a aproximar – mas como é que irias estudar?

📚Como estudar para os testes

Não te esqueças – deves seguir sempre a regra de ouro:

“Tem sempre a matéria em dia.”

Se o fizeste, muito bem – tens o trabalho facilitadíssimo! Se não o fizeste, muito bem à mesma – só vais ter de dar o litro! 😏👍

Como estudar com antecedência

Começa a estudar pelo menos uma semana antes do teste.

Quer tenhas a matéria em dia, quer tenhas tudo atrasado, a estratégia é a mesma:

“Faz exercícios até encalhares”
(ou seja, começa pelos exercícios e só quando não conseguires resolver um exercício é que revês essa matéria: vendo resumos, vídeos ou exercícios resolvidos)

Por um lado, não perdes tempo desnecessário a rever a matéria. E por outro, quando não estás a conseguir resolver um exercício e depois revês a matéria, então o teu cérebro absorve a matéria muito melhor! 😁🔥

E última dica: resolve o máximo de exercícios – nem muito fáceis nem muito difíceis e o mais variados possível.

E, de resto, já sabes, segue todas as dicas de resolver exercícios de que já te falei. 😉

Como estudar na véspera

É hoje! O dia antes do teste! 😁

  • Se ainda não treinaste nada, ainda é possível! (lembra-te da minha “história incrível”):
    1. 📖Pega no teu manual e resolve um exercício de cada tipo (ou, se não tens essa perceção, escolhe alguns exercícios de cada página)
    2. 🧑‍🏫Qualquer dúvida, revê rapidamente a matéria (ou, melhor ainda, pergunta a um amigo, ao teu explicador ou no meu Discord)
    3. 😴Faças o que fizeres deita-te a horas! (só assim é que amanhã estarás concentrado e lembrar-te-ás do que aprendeste hoje!)
  • Se já começaste a treinar, simula o teste, fazendo testes-modelo cronometrados (encontra testes-modelo na página Recursos):
    1. ⏱️Resolve o teste-modelo, dando-te apenas o mesmo tempo que terás no teste a sério (liga o cronómetro!)
    2. 💯Quando terminares, corrige o teste
    3. 🔁Resolve de novo todos os exercícios que erraste, mas agora sem olhar para a resolução (e segue todas as outras dicas de resolver exercícios de que já te falei).
    4. 😴Faças o que fizeres deita-te a horas! (só assim é que amanhã estarás concentrado e lembrar-te-ás do que aprendeste!)

Ao fazeres testes-modelo cronometrados:

  • ✅Treinarás a tua estratégia de teste (vê a estratégia que recomendo no capítulo “Como resolver um teste de Matemática”)
  • Já não terás qualquer nervosismo quando fores para o teste a sério! (porque já te fartaste de fazer testes!)

No fundo, ao fazeres testes-modelo cronometrados, garantes que treinaste tudo o que precisas para arrasar no teste! 😁💪

😤Como acalmar antes do teste

O teste estava a chegar e os nervos a acumular. Mas tudo mudou quando leste este texto: 😁⬇️

No fim de contas, o que é difícil não é o teste em si mas toda a preparação que fizeste antes – a parte difícil já está feita! Quando chegar a hora do teste, é pensar: “o que for, será” – se te preparaste bem, então não há razão para receares (é inevitável que o teste vá correr bem!)

Claro que este espírito do “o que for, será” é mais fácil de dizer do que fazer. Pessoalmente, em vez de pensar “e se o teste correr mal”, ou “e se o teste corre bem”, ou “e se me esqueço disso” ou “e se me esqueço daquilo”, eu prefiro pensar “vamos lá ver o que acontece” (quando substituis o medo de falhar pela curiosidade de saber como o teu trabalho será recompensado, tudo se torna mais fácil!)

No fundo, um teste vai e vem, mas aquilo que aprendemos fica para a vida. Por isso, se te preparaste bem, já ganhaste! E quando o teste chegar, aproveita o momento e deixa-te levar, porque essa é a grande celebração do teu trabalho!

Lembra-te: keep calm, relaxa e, acima de tudo, diverte-te!  😁🔥

🔥🔥🔥😁🔥🔥🔥 TOCA A ESMIGALHAR!!! 🔥🔥🔥😁🔥🔥🔥

✍️Como resolver um teste de Matemática

O grande segredo

Qual é o segredo para arrasar num teste? É simples:

“Acerta todos os exercícios que devias acertar.”

Ou, dizendo de outra maneira:

Evita erros parvos!

Estratégia de teste passo a passo

De facto, toda a tua estratégia deve garantir que fritas os miolos o mais tarde possível e que evitas erros parvos:

  1. Começa pelos fáceis:
    • Lê o primeiro exercício. Se sabes logo resolvê-lo, então resolve-o logo. Se não sabes, então não o resolvas e coloca um círculo à volta desse exercício (para te lembrares que não o resolveste).
    • Agora, repete este processo para todos os exercícios (até chegares ao último exercício).
  2. Faz os possíveis:
    • Lê o primeiro exercício que não resolveste (que tem um círculo). Se achas que, pensando um pouco, consegues resolver o exercício, então tenta resolvê-lo. E se conseguires mesmo resolvê-lo, então risca o círculo à volta desse exercício (para te lembrares que já o resolveste).
    • Agora, repete este processo para todos os exercícios que têm um círculo (até chegares ao último exercício).
  3. Tenta os impossíveis:
    • Se ainda tiveres tempo, repete o passo anterior as vezes que forem precisas até terminares todos os exercícios (já não não haver mais círculos) ou até o tempo acabar.
  4. Verifica tudo uma segunda vez
    • Lembra-te: como de costume, no fim de resolveres cada exercício, verificarias sempre a tua resposta (isto está tudo explicado no capítulo “Como resolver exercícios”).
    • Mas se, no fim de resolveres tudo, ainda tivesses tempo, então darias uma segunda verificação (especialmente quaisquer verificações numéricas que não tivesses feito antes).

De certeza que já percebeste: com esta estratégia, evitas os erros parvos e acertas 99% dos exercícios que devias acertar.

Acima de tudo, não te esqueças:

No fim de cada exercício, verifica!
(vê esta e todas as outras dicas essenciais no capítulo “Como resolver exercícios”)

🏁O teste está feito: e agora?

O teste está feito – relaxa! 🤪

Tens mais que fazer do que te preocupar com aquilo que está feito!!! Se já está feito, já é passado. E se já é passado, então não já há nada que possas fazer. Por isso, repete comigo:

“O que for, será!”
“O que for, será!”
“O que for, será!” 😁🔥

A única coisa que interessa é agora é focares-te naquilo que podes fazer JÁ.

Acima de tudo, mantém o ritmo e continua o bom trabalho. Porque lembra-te: a única coisa que te fará seres melhor é continuares a fazer o que é preciso para seres melhor. Ou seja:

Esquece os resultados e foca-te no processo
(porque quando te focas só no processo, então os resultados virão inevitalmente)

No fundo, não percas tempo a pensar no que já aconteceu. Preocupa-te apenas em fazer agora tudo o que está ao teu alcance para ires mais além! 😁💪

🎓Recebeste o teste: o que fazer?

Lê esta mensagem super importante! 😁⬇️

A tua nota foi “boa”? A tua nota foi “má”? Na verdade, não importa.

Pois é… Não penses que “és mau a Matemática” só porque tiveste “má” nota. E também não penses que “és bom a Matemática” só porque tiveste “boa” nota.

Porque, no que toca às notas, só uma regra importa:

“Nunca te julgues pela nota que tiveste. Julga-te apenas pelo trabalho que fizeste.

Porque uma nota vai e vem. É algo que não diz nada sobre ti senão como estavas naquele instante. E naquele instante, como em qualquer jogo de futebol, tudo pode acontecer. Mas ao contrário de um jogo de futebol, aquele instante não determina o rumo da tua vida – de facto, pouco importa.

O que importa mesmo, agora e daqui em diante, é o trabalho que fizeste. Porque os hábitos de trabalho que criares hoje não só te serão úteis neste instante, como no próximo, como no outro, como pela tua vida fora!

A verdade é que, como em qualquer jogo de futebol, podes ter azar um dia. Mas no fim de contas, quem ganha o campeonato é quem fez o melhor trabalho, dia após dia.

Se pensares bem:

“Boa nota” não é a nota que é melhor do que a dos outros.
“Boa nota” é a nota que tens quando fazes tudo ao teu alcance para ter boa nota.

Por isso, a única pergunta que interessa é:

“Fizeste ou não fizeste tudo ao teu alcance para ter boa nota?”

Vou repetir:

“Fizeste ou não fizeste tudo ao teu alcance para ter boa nota?”

Se fizeste tudo ao teu alcance, então nada mais importa (tiveste sim boa nota!!!) Fizeste tudo o que podias, por isso levanta a cabeça e continua o bom trabalho! 💪😁

E se não fizeste tudo ao teu alcance, então pensa no que te faltou fazer e começa a fazê-lo JÁ. Não esperes para depois para criares hábitos de trabalho, porque quando deres por ela já será tarde demais (e terás outra desilusão). Por isso, já sabes: começa a fazer o que é preciso, JÁ! 😁🔥

Como corrigir o teste

Tinha chegado a hora de corrigires o teste! A ideia era relembrares essa matéria e não repetires os mesmos erros no futuro, por isso adotaste a seguinte estratégia:

  1. Corrige as respostas erradas
    Copia a resolução do professor (ou, se quiseres, tenta primeiro corrigir tu próprio antes de veres a resolução)
  2. 🔁Resolve o teste todo de novo como se fosse um teste-modelo
    Em casa, liga o cronómetro e resolve o teste todo de novo, como se estivesses no teste a sério (aprende mais como resolver testes-modelo cronometrados no capítulo “Como estudar na véspera”)

E depois de leres isto tudo, só faltava uma coisa: continuares a melhorar os teus hábitos de estudo para que os próximos testes corressem ainda melhor! 😁🔥

🤩💯
Como arrasar nos exames de Matemática

Tinha chegado a hora de te preparares para o exame! 😁🔥

🌳Dicas gerais

No geral, seguiste exatamente os mesmos passos que estão no capítulo “Como arrasar nos testes”.

🌿Dicas específicas

Mas além de seguires todas as dicas gerais acima, seguiste também as dicas referentes ao teu exame específico:

E seguindo todas estas dicas e fazendo o que é preciso, não houve dúvidas: tu esmigalhaste! 😁🔥

😮🧠
Ser bom a Matemática não é só estudar!

É verdade! Talvez nunca te tivesse passado pela cabeça (ou talvez já), mas além do estudo, havia outros dois fatores importantérrimos que te poderiam dar uma vantagem enorme (e que, claro, tinhas que saber). Eram eles:

  • O teu corpo
  • A tua mente

Foram estes dois fatores que tive de aperfeiçoar para ter notas excelentes na universidade (porque melhorar só o estudo já não era suficiente).

E agora era a tua vez: irias ficar a saber todos os segredos! 😁⬇️

💪Treina o teu Corpo

Definição

Quando falo em corpo, falo em tudo o que é físico e que tem a ver com a nossa biologia.

Em termos de hábitos, isto está principlamente relacionado com:

  1. Sono
  2. Alimentação
  3. Exercício Físico

Mas porquê tão importante?

Porque é algo a que não damos a devida importância.

Temos sempre a tendência de pensar que somos seres 100% lógicos, racionais e com total poder de escolha. Mas a verdade é que somos apenas um cocktail andante de nutrientes, hormonas e bactérias (e toda essa biologia junta manda mais em nós do que nós próprios!!!):

  • De facto, quando estás “sem energia” ou “com pouca vontade”, isso provavelmente é a tua biologia a falar.
  • Ou quando estás de “mau humor” ou “super deprimido”, isso provavelmente é a tua biologia a falar.
  • E quando não te consegues concentrar ou pensar com clareza, isso provavelmente é a tua biologia a falar.

E é por isto que deves de treinar o teu corpo – para garantir que o teu corpo não é um obstáculo mas sim uma ferramenta essencial para alcançares os teus objetivos.

Hábitos concretos

Mas agora, na prática, o que é que fazemos?

  • Sono
    Por ordem de importância:
    1. 🕘Deita-te e acorda sempre à mesma hora (incuindo fim de semana)
    2. 💡Desliga ecrãs e outras luzes “azuis” pelo menos 1 horas antes de deitar (ou mais, de preferência)
    3. 😮‍💨 Termina o dia com atividades offline relaxantes e que te fazem ter vontade de adormecer (ler um livro, escrever num diário, meditar, passear, …)
    4. Não acordes com despertador (em vez disso, deita-te suficientemente cedo)
    5. ▶️Mais informações no meu vídeo de “Como dormir bem”
  • Alimentação
    Uma regra simples:
    • Não comas comidas “falsas” 🍔🥐🥤
      (comidas muito processadas, cheias de ingredientes com nomes estranhos, com açúcares adicionados, fritos, doces, refrigerantes, …).
    • Come apenas “ex-seres vivos”🥦🐔🐟
      (vegetais, fruta, leguminosas, frutos secos, carne, peixe, ovos,…).
  • Exercício Físico
    Pouco interessa como te mexes, mas mexe-te! O mais fácil é criares um hábito. Por exemplo:
    • 🏫Inscreve-te num ginásio, clube local, desporto escolar ou noutro sítio onde sejas “obrigado” a exercitar
    • 🏡Exercita em casa, com ou sem a ajuda de uma app ou de vídeos (como este) – pode ser yoga, taiqi, qigong, pilates, hiit, calysthenics, …, ou até simplesmente mexeres-te como te apetecer naquela altura (já experimentei e recomendo! 😂👌)
    • 🤸Pessoalmente, faço alongamentos todos os dias de manhã, especialmente para alongar a coluna (essencial para quem passa muito tempo sentado!).
  • Outros
    • 🌞Apanha sol (para a vitamina D)
    • 🤸👁️ Faz pausas frequentes para alongares o corpo e olhares ao longe (por exemplo, usa um alarme de meia em meia hora. Assim, não agravas a miopia nem as pressões na coluna)
    • 😮‍💨Reduz o stress na tua vida (resolve o máximo de problemas e cria o mínimo de problemas, faz uma coisa de cada vez)

PS: Como imaginas, não sou nutricionista, nem médico. Esta é apenas a minha experiência pessoal.

🧠Descansa a tua Mente

Quando falo em mente, falo de toda a informação que entra, que sai e que ocupa o teu cérebro.

O mais importante é mesmo a informação que entra, ou seja, a informação que “dás de comer” ao teu cérebro. Estás a consumir informação quando usas:

  • Tecnologia (redes sociais, televisão, séries, vídeos,…)
  • Fontes offline (livros, jornais, revistas, outras pessoas, …)

Mas porquê tão importante?

Se pensares bem, durante 99% do teu tempo acordado, tu estás a consumir informação! (isto claro, partindo do princípio que não usas o telemóvel também na casa de banho 😜)

Toda a informação que entra no teu cérebro está a competir por “espaço mental”. As informações que naturalmente te interessam ocupam o teu cérebro durante a maior parte do tempo e ficam na tua memória, enquanto que as informações que pouco te interessam desaparecem da tua memória rapidamente (poof! 💨)

Por exemplo, na altura em que eu ainda jogava jogos, os jogos ocupavam-imenso “espaço mental”. Não só eu passava imenso tempo a jogar mas mesmo quando eu não estava a jogar, eu continuava a pensar nos jogos! E quanto mais “espaço mental” ia para os jogos, menos “espaço mental” sobrava para tudo o resto…

No fundo, quanto mais informação entrar no teu cérebro que não seja escola, mais provável é que te esqueças da matéria da escola (porque, claro, tudo parece mais interessante do que escola 😜).

Além disso, há outra razão importantíssima: se estás sempre a consumir informação, então estás sempre a desviar a tua atenção de um lado para o outro e nunca te concentras numa só coisa. O problema? Ao fazeres isto, estás a treinar a tua desconcentração (e quando a hora do teste chegar, não queres mesmo ser um especialista em desconcentração!)

Hábitos concretos

Com isto, queres controlar a quantidade e qualidade de informação que entra no teu cérebro. Deixo-te algumas sugestões:

  1. 💻Usa tecnologia para lazer só numa altura específica do dia
    A maior parte da informação extra que consomes vem da tecnologia, por isso em vez de estares constantemente “ligado”, “liga-te” apenas numa altura específica do dia em que fazes tudo: vídeos, jogos, séries, redes sociais, televisão, etc. E “ligas-te” durante quanto tempo? Tu é que decides, mas claro, quanto menos, melhor.
  2. 1️⃣Faz uma coisa de cada vez (“Vive em modo ecrã inteiro”)
    Quando fazes duas coisas ao mesmo tempo, não aproveitas nenhuma. Por exemplo, imagina-te que estás a estudar e no telemóvel ao mesmo tempo. Nem te divertes no telemóvel porque tens de fingir que estás a estudar, mas também não estudas como deve ser porque o teu cérebro está mais interessado no telemóvel do que no estudo! Por isso, o melhor mesmo é fazeres primeiro uma coisa, depois a outra – assim aproveitas tudo! 🤩🔥
  3. 🧑‍🎨Não consumas. Cria.
    1. Acabaste de estudar? Então descansa o cérebro. E como? Cria!
      Faz atividades que puxem pouco pelo cérebro como exercitar, arrumar, cozinhar, fazer tarefas domésticas, tomar um chuveiro fresquinho, passear lá fora, trabalhar na horta, pintar, desenhar, fotografar, cantar, etc.
    2. Queres lazer? Cria!
      Além das atividades anteriores, podes também fazer outras atividades que puxem mais pelo cérebro, mas onde também não consumas informação, como escrever, criar vídeos, etc. Ou então podes também consumir informação de alta qualidade (se esta for relacionada com escola, ainda melhor!)
  4. 🤝Reduz as tuas preocupações
    Quanto menos preocupações tiveres na tua cabeça, mais “espaço mental” fica disponível para a escola.
    1. Resolve o máximo de problemas
      Olha à tua volta – não só para o teu espaço, mas também para as tuas ações, pensamentos e emoções. Se houver um problema que saibas resolver, resolve-o já. E quando o resolveres, passa ao próximo. E quando resolveres esse, passa ao seguinte. E assim, sucessivamente. E quando deres por ti, já estarás a viver uma realidade muito melhor – nem parecerás o mesmo! E lembra-te: quando não sabes resolver, pede ajuda. Podes pedir ajuda a familiares, amigos ou à pesquisa do Google (que é a que uso mais 😂👌)
    2. Cria o mínimo de problemas
      Diz sempre a verdade, trabalha bem, não faças nada que queiras esconder, cria bons hábitos de vida, sê fiel aos teus princípios, preocupa-te apenas com aquilo que podes controlar, sê paciente com a dor das pessoas à tua volta mesmo quando elas estão a ser injustas, etc. No fundo, sê um exemplo. 🙂
    3. Escreve num “diário” (o hábito mais importante)
      Escreve as tuas preocupações, cria possíveis soluções e planeia o dia seguinte de modo a pores em prática essas soluções. Este hábito é essencial para mim: faço-o todos os dias à noite antes de deitar. É o meu psicólogo, a minha agenda, a minha fonte de inspiração. Pensando bem, talvez seja o grande segredo do meu sucesso.

Lembra-te: não precisas de seguir todas as sugestões para ver resultados. Pelo contrário, o segredo é começares pela mais fácil e ires incorporando as restantes ao longo do tempo. Não te esqueças: o mais importante é começares JÁ!

📆A rotina ideal

Quer nos dias de semana, quer ao fim de semana, o mais importante é como começas e como acabas o teu dia.

O maior segredo é teres uma rotina noturna sem tecnologia, porque esta te fará deitar a horas, o que te fará acordar cedo sem despertador.😏👌 No fundo, “a tua rotina matinal começa na noite anterior.”

Mas a maneira mais fácil de incorporares estas e todas as dicas até agora é veres um exemplo de rotina ideal!

Nos dias de semana

  • 🌞7-8.30: Acorda sem despertador e faz toda a tua rotina matinal sem tocar em tecnologia.
  • 🏫8.30-17: Aproveita a escola (sem distrações)
  • ✍️17-19: Estuda (sem distrações)
  • 💻19-20: Lazer (tecnologia)
  • 🌝20-22: Janta e faz a tua rotina noturna (sem tocar em tecnologia e reduzindo luzes fortes)

É importante aproveitares bem aquele tempo de estudo logo quando regressas a casa. Para isso:

  1. No regresso a casa:
    • Define bem o teu trajeto desde chegar a casa até te sentares a estudar (para evitares desvios)
    • Começa pela disciplina que mais gostas (sabes que tens de fazer tudo, mas podes escolher qual fazer primeiro! 😁🔥)
  2. O número de horas de estudo não interessa – só interessa se fica alguma coisa na cabeça:
    • Por isso, estuda durante o máximo de tempo possível em que mantenhas a mesma energia e atenção. Quando a atenção baixar, faz uma pausa (de preferência sem tecnologia) e depois volta ao trabalho!
  3. Sê super específico com todos os teus planos:
    • Um plano super específico é aquele em que consegues imaginar na tua cabeça exatamente o que vais fazer.
    • Exemplo: o plano “estudar” é pouco específico – não consegues imaginar exatamete o que vais fazer. De facto, o plano ideal é “àquela hora, naquele local, ler aquela e aquela página, depois fazer aquele e aquele exercício e resumir”. Ora aí está! Isto sim consegues imaginar na tua cabeça, porque explica tudo: quando, onde e como!
    • Porquê? Quando não temos uma ideia clara do que temos para fazer e obrigamo-nos a decidir na hora o que fazer a seguir, normalmente tomamos más decisões (porque guiamo-nos pelo que nos apetece). Pelo contrário, um plano super específico dá-te uma ideia clara do que tens de fazer, por isso nunca tens de tomar nenhuma decisão na hora – basta seguires o plano. E mesmo que não sigas o plano à risca, tens sempre uma ideia muito melhor do que devias estar a fazer!

Ao fim de semana

  • 🌞7-7.30: Acorda sem despertador e faz toda a tua rotina matinal sem tocar em tecnologia.
  • ✍️8.30-13: Estuda sem distrações
  • 🚵13-16: Almoça e faz o que te apetece (tecnologia ou não)
  • ✍️16-20: Estuda sem distrações (opcional)
  • 🌝20-23: Janta e faz a tua rotina noturna (sem tocar em tecnologia e reduzindo luzes fortes)

Ao fim de semana, a estratégia é fazeres todo o trabalho de manhã. Assim, quando a tarde chegar, podes fazer o que quiseres (se queres estudar, estudas. Se não queres estudar, não estudas! 😁🔥)

Sugestões mais específicas

Deixo-te aqui alguma inspiração das atividades offline que faço diariamente, ótimas para pausas, rotinas matinais e rotinas noturnas:

  • ROTINA MATINAL:
    1. 🚿Chuveiro fresquinho – a água fresquinha faz-te acordar! (Dica: começa com água morna, depois baixa ligeiramente a temperatura e espera até te habituares, depois baixa mais e habitua-te, e assim sucessivamente. Depois para quando quiseres ou não der mais.)
    2. 🤸Yoga (e outros alongamentos) – alongar, especialmente as costas, prepara o teu corpo para sobreviver às longas horas sentado
    3. ☀️Apanha sol (e correr/andar) – vitamina D é essencial para o bom funcionamento do corpo (e apanhas ar fresco e exercitas um pouco!)
  • ROTINA NOTURNA:
    1. 💻Desliga tecnologia e outras luzes “azuis” – pelo menos 1 hora antes de deitar, desliga toda a tecnologia e todas aquelas luzes “azuis” (luzes mais fortes de cor branca). Podes aproveitar só a luz natural (é o que eu faço) ou usar luzes amarelas/vermelhas.
    2. 🗃️Arruma – arruma tudo o que desarrumaste nesse dia, para que quando o dia seguinte chegar, seja só sentar e começar a trabalhar!
    3. ✍️Escreve num “diário” – escreve as tuas preocupações, cria soluções e planeia o dia seguinte (assim dormes bem e já sabes o que fazer no dia seguinte – depois é só fazer!)
    4. 🧘Medita – treina a tua atenção e a lidares com os teus pensamentos e emoções. Especialmente útil para esvaziar a mente antes de deitar (senta-te de olhos fechados a “olhar” para a zona entre as tuas sobrancelhas e foca a tua atenção na respiração. Deixa os pensamentos passarem à tua frente como se estivesses num comboio a ver a vista lá fora. Sempre que te distraíres com um pensamento, volta a focar-te na respiração).

E quando aos teus bons hábitos de estudo, adicionaste bons hábitos de vida (de corpo e de mente), então já ninguém te conseguiu parar! 😁🔥

😁🔥
Vamos começar!

Sejamos sinceros:

Haverá algo mais interessante nesta vida do que tentares descobrir tudo o que és capaz?

Eu acho que não. 😁

Por isso, de que é que estás espera?

VAMOS COMEÇAR! 😁🔥

🌞Como começar

Mas como começar?

Aquilo que te recomendo é teres uma “hora da Matemática”:

Escolhe uma altura do dia em que estejas sempre disponível e dedica esse tempo à Matemática (e se não fizeres Matemática nessa hora, então não te deixes fazer mais nada!)

Faz com que seja uma hora em que se não estás a fazer Matemática, então estás a olhar para a parede! Vais ver que a Matemática rapidamente se torna interessante! 😂

O mais importante é escolheres um objetivo pequeno que consigas fazer agora. Hoje, podes apenas organizar o teu local de estudo. Amanhã podes só planear o teu estudo. Depois de amanhã podes tentar fazer 5 minutos de estudo, depois 10, depois 15 e por aí fora.

Pode também ajudar-te se pensares o porquê de quereres estudar Matemática. Para mim, não há nada mais interessante do que descobrir o que eu serei capaz de alcançar se der tudo de mim. Por isso, tudo o que faço, gosto de fazer bem e dar tudo. Agora, é uma questão de pensares no teu caso.

Mas acima de tudo, o mais importante é começares já – por mais pequeno que seja o primeiro passo, é esse que leva ao segundo passo e depois ao terceiro e por aí fora. Se pensares bem, o passo mais difícil é sempre o primeiro. Depois disso, fica sempre mais fácil 😁🔥

🚉Próxima Paragem!

Lembra-te: não precisas de absorver tudo já – basta saberes o que tens de fazer AGORA! Depois, podes voltar a este artigo quando quiseres! 🙂 Fica aqui o link:

https://ricardo-ferreira.pt/bom-a-matematica

Repito: o mais importante é começares já! E é por isso que te dou todas as ferramentas para arrasares na Matemática:

  1. Página “Recursos” (vê compilações de aulas, resumos e exercícios de cada matéria)
  2. Página “Blog” (vê dicas de estudo e não só!)
  3. YouTube (vê as minhas aulas em vídeo)
  4. Discord (pergunta e esclarece dúvidas)

E, já agora, só para ver se percebeste mesmo:

COMEÇA JÁ! 😁🔥

E já sabes: eu estou cá para o que precisares! 😁❤️

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