Eu 😁🔥

Tudo sobre mim , Ricardo Ferreira!

Quem sou eu?

Ricardo Ferreira. 

Terminei o secundário com média de 19.5. Durante 3 anos, estudei Matemática na Universidade de Warwick, Inglaterra (uma das melhores do mundo). E este ano, escolhi um novo desafio: voltar a Portugal para criar o sistema mais completo, simples e divertido para aprenderes Matemática! 😁🔥

O que estou a fazer agora? 🛠️

A minha Missão 🎯

Onde tudo começou... 🌱

Sempre fui um excelente aluno. Mas até terminar o secundário, gastava todo o meu tempo no telemóvel! Estudar? Só o mínimo.

Isto até que encontrei por acaso os vídeos do professor e psicólogo Jordan Peterson, que me fizeram pensar: “se eu desperdiçando tanto tempo, consegui chegar onde cheguei, então onde é que eu conseguirei chegar se levar isto a sério?”. Era isso que queria descobrir.

Então, a partir daí, mudei completamente a minha atitude e comecei a construir a vida que jamais poderia ter imaginado! Estudei em Inglaterra, criei um canal de YouTube, mas mais importante que tudo, cresci como pessoa.

O que quero alcançar 🌳

Em várias alturas, senti que se tivesse o exemplo certo, um exemplo que desde cedo me guiasse e incentivasse a aproveitar todo o meu potencial, então teria chegado muito mais longe.  

E é por isso que quero ser esse exemplo, para todos os jovens (e menos jovens 😜). Quero ser a pessoa que eu gostava que existisse: alguém que eu pudesse ver como um ídolo, pelos seus feitos e pelo seu caráter, mas que ao mesmo tempo estivesse sempre lá quando precisasse, como um amigo ou familiar.

A verdade é que não quero que ninguém passe pelo que passei para aprender tudo o que sei hoje. Quero sim que estudar Matemática se torne tão fácil que qualquer um (jovem ou menos jovem, mais rico ou menos rico) consiga arrasar na Matemática (e divertir-se enquanto o faz!) 😁

É este desejo que justifica tudo o que faço: desde criar um canal de YouTube para explicar Matemática, um Discord para esclarecer dúvidas e agora este website, para partilhar todos os passos que me permitiram arrasar na Matemática (para que também tu possas arrasar!) 😁🔥

Queres já explorar o site?

Ou então continua, para conheceres todas as minhas facetas! 😁

Eu em Gráfico!📊

Eu em Gráfico Circular - Ricardo Ferreira

🔎Investigador ou Solucionador - 40%

O que mais gosto é de resolver problemas, desde os mais mundanos (“O que devo comer?”) até aos mais filosóficos (“Como devo agir?”). Para isso, sigo o meu “método científico”: pesquiso na net para saber o que outros já experimentaram, depois faço as minhas próprias experiências e daí tiro as minhas conclusões (muitas vezes, acabando por criar novas soluções). É também esta atitude que me permite descobrir novas maneiras de explicar Matemática.

👨‍🏫Professor - 20%

Quando tenho uma boa ideia, sinto o dever de a partilhar. E nada me dá mais prazer do que saber que estou a ajudar alguém. É isto que me motiva a criar conteúdos, quer no YouTube, quer neste website.

❤️Psicólogo - 15%

Às vezes, colocam-me a etiqueta de que tenho pouca empatia (talvez pela imagem cliché do Matemático sem capacidades sociais? 🤔). Mas ao contrário do velho cliché, o comportamento humano é a minha outra especialidade – gosto de criar teorias, testá-las com outras pessoas e registar as minhas conclusões. Em tudo o que faço, penso sempre no outro. E a Matemática não é exceção: todos os meus recursos visam facilitar a vida a alunos e professores, pais e explicadores, nunca esquecendo que o desempenho na Matemática tem uma forte componente psicológica (daí o meu Blog). 

🔢Matemático - 15%

A Matemática não é a minha vida, mas sim uma ferramenta essencial para o meu crescimento. Foi a Matemática que me treinou a raciocinar, a tomar boas decisões e a encontrar soluções para os meus problemas. Mas pronto! Tirei o curso em Matemática e passo a maior parte do tempo a pensar em Matemática, por isso uma coisa é certa: a minha capacidade matemática está à altura! 😁🔥

🧐Perfecionista Profissional - 5%

O perfecionismo é o meu inimigo número 1. Porém, como qualquer problema que se mete à minha frente, será só uma questão de tempo até eu o resolver!

📽️Videógrafo - 4%

Não amo a parte de criar vídeos, mas tem de ser 😛 (e como em tudo o que faço, faço bem feito!)

㊗️Estudante de Mandarim - 1%

Comecei na Universidade e agora estudo 15 minutos todos os dias – não falha!

Queres já explorar o site?

Ou então continua, para conheceres a minha história desde o Secundário! (cheia de surpresas! 😁)

A minha História 📖

2017 - Terminei o secundário 🏫

Era um aluno desorganizado... 😶‍🌫️

Ainda te deves lembrar: eu desperdiçava quase todo o tempo no telemóvel, até que, no fim do secundário, os vídeos de Jordan Peterson me fizeram mudar de atitude.

E foi aí que soube que curso escolher! 💡

Decidi então dar-me o maior desafio: estudar Matemática em Inglaterra. A primeira opção era Cambridge, a segunda era Warwick.

2017/2018 - Fiz um "ano de pausa" 🛠️

A desculpa perfeita... 😏

As candidaturas em Inglaterra têm de ser feitas com um ano de antecedência, por isso era a desculpa perfeita para que os meus pais me deixassem fazer uma pausa de um ano. E, de qualquer modo, havia muito que queria fazer: 

  • Preparar os exames de admissão de Cambridge/Warwick (com matéria que não tinha dado em Portugal!)
  • Aprender a organizar-me (MUITO importante!)
  • Voluntariar-me para dar apoios de Matemática na minha ex escola secundária (foi aí que tudo começou…)
  • Jogar Clash Royale em direto na Twitch (YouTube à vista…?)

A maior desilusão... 😿

Em janeiro, após a entrevista, fui rejeitado de Cambridge.

Na altura, foi uma desilusão tremenda. Mas como sempre, aproveitei essa desilusão para mudar a minha atitude. Larguei os jogos por completo e dediquei-me unicamente ao meu objetivo – entrar na segunda opção: a Universidade de Warwick.

Sucesso! ✅

Fiz os exames e consegui entrar em Warwick – por 1 ponto! Mas mais importante que isso, aprendi a organizar o meu tempo e plantei as sementes para o que viriam a ser os meus projetos futuros (que nem eu poderia imaginar…)

2018-2020 - Passei 2 anos na Universidade 🧑‍🎓

Pensava que estava preparado, mas... 😅

Não podia estar mais enganado! É verdade que aquele ano de pausa ensinou-me a organizar-me melhor, mas não o suficiente para aguentar os 5 trabalhos de casa que tinha de entregar para avaliação todas as semanas

Queres avançar? Tens de mudar! 🦋

Como sempre, se queria avançar, tinha de mudar a minha atitude. Comecei então a comportar-me como um atleta de alta competição: acordar e deitar todos os dias à mesma hora, ter uma alimentação exemplar e rever sempre a matéria anterior antes da aula seguinte. Outras distrações? Nenhumas! Fins de semana? Nem vê-los… De facto, naquela altura, o meu trabalho era estudar, o meu lazer era tarefas domésticas. 🤣 

Sucesso! 🔥

E não é que resultou? Aquele primeiro ano em que eu sentia que “estava a correr atrás do prejuízo” transformou-se num ano cheio de bons resultados! (bons resultados esses que continuaram!)

O bom de estudar lá fora🗽

Foram estes anos em Inglaterra, longe de tudo e de todos e com um enorme desafio à minha frente, que me deram o espaço que precisava para descobrir quem sou. Aprendi a ser independente e a trabalhar produtivamente, a gerir as minhas emoções e a estar confortável comigo e com os outros. E toda esta aprendizagem foi fundamental para o que se seguiu!

Verão 2020 - Lancei o primeiro vídeo▶️

Estava na hora de ajudar! 🤝

Lá está! O meu espírito de “Professor” a falar. Após ter aprendido tanto nestes 2 anos em Inglaterra, queria partilhá-lo! Por acaso, já tinha pensado em criar um blog no verão de 2019, mas adiei. E por isso, do verão de 2020 não podia passar: tinha mesmo de partilhar

Vídeos de Matemática? Só por acaso... 🙏

Criei então o canal de YouTube “Ricardo Ferreira”. O curioso? Este canal nem era para ser de Matemática! Era só para partilhar todas as minhas outras dicas: como estudar e criar rotinas, como gerir as nossas emoções e lidar com os outros, como tomar decisões, etc. (aquilo a que muitas vezes chamamos de Desenvolvimento Pessoal). A decisão de fazer os vídeos de Matemática foi uma decisão de fração de segundo. Estava a preparar o primeiro vídeo de Desenvolvimento Pessoal, mas depois lembrei-me: “ora, este ano, com a pandemia, os exames são só em julho – esta é a oportunidade única para lançar os vídeos antes do exame!!!” Nem hesitei e comecei o primeiro vídeo. o vídeo de Combinatória, porque era a explicação que sabia melhor (tinha-a testado nos apoios que dei durante o meu “ano de pausa”! Ahah! 😃). E depois do primeiro vídeo, veio o segundo, e ao fim de um mês tinha uma série de 11 vídeos que explicavam toda a matéria de Matemática A!

Poucas visualizações??? Uma solução radical! 😼

Algo que não nos passa pela cabeça é que um bom produto não se descobre sozinho (e os meus vídeos de Matemática não eram exceção).

Mas certo dia, sabe-se lá bem porquê, lembrei-me de recolher os mais de 500 emails de todas as escolas secundárias do país e enviar um email a anunciar os meus vídeos. Destes 500 emails, vieram 5 respostas, uma particularmente importante: a do Professor Roberto Oliveira, que me falou do seu grupo de Professores e Explicadores de Matemática no Facebook. E foi aí que tudo se começou a compor…

Sucesso! 💪

Desde então, embora eu já não estivesse a fazer vídeos de Matemática mas sim de Desenvolvimento Pessoal, continuei a partilhar os meus vídeos de Matemática nesse grupo ao longo do ano. E aos poucos, o canal foi crescendo… 🌱

2020/2021 - Conciliei YouTube e Universidade ▶️🧑‍🎓

"A minha vida já era de confinamento..." 🏝️

Algo que a minha irmã diz por piada é que “mesmo antes da pandemia, a minha vida já era de confinamento”. E, de facto, a pandemia trouxe-me uma segunda coisa boa: mudou a Universidade para o meu habitat natural (a minha casa 🏡). Como todas as aulas eram gravadas, agora eu tinha total controlo sobre os meus horários. E foi graças a isso que consegui conciliar o estudo de 6 cadeiras com o lançamento de 1 vídeo semanal.

A grande epifania... 🤯

Tudo isto levou-me a uma conclusão: a melhor maneira de aproveitar o meu potencial era se eu definisse os meus próprios horários. E em dezembro de 2020 (talvez motivado pela leitura do livro O Alquimista, de Paulo Coelho) tive uma epifania: poderia ter a realidade que eu queria e não teria de esperar. Podia fazê-la acontecer – agora!

Uma crise de meia idade 😖

Durante 7 meses, deixei este pensamento “perigoso” de lado, mas continuei a observar. O canal de YouTube continuava a crescer (e eu sem fazer nada!). Mas quando voltei aos vídeos de Matemática em julho, aí sim, o canal “explodiu”. Só na semana antes do exame ganhou mais de 30 mil visualizações!!! E foi aí que comecei a acreditar…

Pensei então: se num mês das férias, consegui chegar onde cheguei, onde é que conseguirei chegar se gastar todo o meu tempo nisto? Era isso que queria descobrir.

A decisão mais difícil da minha vida😵

Terminados os 3 anos de Universidade, tinha duas opções: ou terminava já com uma licenciatura ou fazia mais 1 ano e terminava com um mestrado integrado. No fim, apesar de todos dizerem para fazer o mestrado, havia algo em mim que sabia que esse não era o caminho. Decidi então a opção C: congelei a matrícula e comecei um segundo “ano de pausa” (efetivamente adiando esta decisão por mais 1 ano). E qual era o plano? Ter o maior impacto no maior número de pessoas no menor intervalo de tempo.

2021/2022 - Estou no 2º "ano de pausa" 🛠️

Falar é fácil, fazer ... 😏

Já tenho as circunstâncias ideais que sempre desejei, mas agora falta fazer. E é verdade: este ano tenho “desperdiçado” muito tempo a experimentar, a chegar à conclusão que não estou a seguir o caminho que quero e a ajustar o rumo. Isto para não falar do perfecionismo, sempre a atacar-me: gasto tanto tempo a preocupar-me com detalhes que acabo por não fazer nada. E com isto, o mais importante (os vídeos do YouTube) tem ficado para trás… 😐

Mas há algo de que me orgulho... 😊

Embora não tenha criado a realidade que imaginei, já criei uma realidade que nunca podia ter imaginado:

  • o meu primeiro livro de preparação para exame (que só criei graças ao João, para o preparar do zero para o exame) e que já consegui vender a uns bons amigos do Facebook e do YouTube
  • o meu servidor no Discord, que nem foi ideia minha (obrigado, Gabriel! 😁), mas que é uma peça fundamental para criar uma comunidade de alunos que se ajudam na Matemática
  • este website, que só foi possível graças ao Jorge, designer gráfico conhecido dos meus pais, que me fez perceber que criar um website não é algo tão complicado que tem de ficar “para depois”. Pelo contrário, é algo que posso fazer agora!

Está na hora! 😁🔥

Este website marca uma nova etapa. A etapa em que deixo de querer “perfeito” e quero apenas “feito”. Lembra-te: para avançar, temos de mudar. E finalmente descobri como avançar: colocando um limite de tempo à minha frente e, nesse tempo, fazendo de tudo para que fique feito. Certamente não ficará perfeito, mas, durante esse tempo, terei feito muito mais. (E isso é que importa! 🙂)

Estamos a escrever história neste momento. E eu quero que faças parte dela! 😄

Este é o meu caminho: trazer para Portugal uma solução definitiva para o ensino da Matemática. Não quero que alunos e professores, pais e explicadores passem pelos mesmos problemas todos os anos. Está na hora de, juntos, resolvermos este problema de uma vez por todas! 😁🔥 E é aqui que tu entras! Preciso de toda a ajuda que puder arranjar, por isso o teu contributo é fundamental!
  • Junta-te ao meu Discord e ajuda outros alunos com as suas dúvidas de Matemática (e com o teu ombro amigo 😉)
  • Envia-me um email e fala-me da tua história, dos teus problemas, como os solucionaste ou tencionas solucionar. Partilha todos os recursos e ideias que tens. Conta-me tudo! Lembra-te: muito do que eu construí este ano partiu de sugestões como estas. Quem sabe se a tua não será a próxima…? 😏
  • Começa a tua própria jornada e partilha o teu conhecimento: cria um blog, um canal de YouTube, um podcast (seja lá o que for!) e fala sobre aquilo que mais te interessa. Se leste a minha história, uma coisa percebeste: que um pequeno projeto de um mês pode-se transformar num projeto de vida!

Está na hora de pores mãos à obra… Toca a esmigalhar! E não te esqueças: diverte-te! 😁🔥

PS: Se chegaste até aqui (e leste tudo 😏), então sem dúvida és especial. Acho que vais gostar deste documento do Google Docs – é onde eu escrevo as minha ideias mais em bruto sobre Matemática e Desenvolvimento Pessoal:

A única maneira de não perderes nenhuma novidade! 📩

Recebe todas as novidades por email: 

Descobre os melhores recursos:

E não te esqueças: diverte-te 😁🔥