Exames Maiores de 23 anos Matemática: O Guia de Estudo Completo

Vais candidatar-te à universidade pelo Acesso a Maiores de 23 anos? E tens de fazer um exame de admissão a Matemática? Boas notícias: tens tudo o que precisas neste artigo! 😁🔥

Método de Estudo

  1. Pega nas provas-modelo e começa a fazer um desses exercícios.
  2. Se não sabes por onde começar o exercício ou se tiveres qualquer dúvida, pesquisa no Google, YouTube, ChatGPT, meu Discord, meu site, etc (pergunta-te sempre: “quais são exatamente as palavras que não percebo?” e pesquisa isso)
  3. Depois de conseguires resolver o exercício, escreve um resumo com a estratégia geral para resolver esse exercício (incluindo todos os conceitos que tiveste de saber). Estes resumos podem ser parecidos (ou não) com os do meu vídeo “Resumo Completo de Mat A” (ver abaixo)
  4. Resolve mais exercícios parecidos, trocando tu algum número ou letra do exercício original (no fundo, queres descobrir “E se eu trocar este número ou letra, como é que a minha estratégia muda?”. Resolve vários desses exercícios, trocando várias vezes os números e letras do exercício original até te sentires confiante a resolver qualquer exercício desse tipo. E claro, vai atualizando sempre o teu resumo da estratégia geral à medida que vais aprendendo novas coisas sobre o exercício).

Repete sempre este processo de “1. tentar resolver um exercício da prova modelo 2. fazer a pesquisa necessária para resolver esse exercício 3. escrever o resumo da estratégia geral e conceitos 4. resolver mais exercícios desse tipo trocando números ou letras do exercício original” até saberes muito bem o exercício, ou seja:

  1. Já é fácil para ti criar novos exercícios, trocando todos os números e letras do exercício original
  2. Já tens um resumo da estratégia geral que resulta para todos os exercícios que criaste (e esse resumo está o mais simples possível)

Mais próximo do exame, faz uma prova modelo como se estivesses no exame a sério, para treinares a gerir o teu tempo, a escrever as respostas, etc.

Usa este método e terás as maiores chances de aprender o que precisas no mínimo de tempo possível (e de uma forma super motivante! 😁🔥)

Se já aprendeste tudo e ainda tens tempo

E se aprenderes bem todos os exercícios da tua prova modelo e ainda tiveres tempo livre, então podes usar o mesmo método de estudo, mas agora com exercícios de exame de Matemática A, dos temas que também estejam no Programa do Curso M23 (encontras esses exercícios de exame divididos por tema no Matemática? Absolutamente.

Outros 4 recursos importantíssimos

  1. A maneira mais rápida e fácil de aprenderes as estratégias gerais é pelo meu livro “Arrasa no Exame: Matemática A”, que te ensina toda a matéria do zero através de exercícios.
  2. E se precisares de aprender do zero as estratégias gerais de Estatística e exercícios mais fáceis de Regra de Laplace ou precisares de aprender outras bases do zero, então recomendo-te o meu livro “Arrasa no Exame: Matemática 3º Ciclo” (tens lá uma ficha grátis de equações 1º grau que também te pode dar jeito).
  3. Para completementares estes recursos, podes também ver os primeiros capítulos de cada uma das disciplinas da Universidade que terás no teu curso, que costumam ser capítulos de revisão, que resumem toda a matéria que precisarás de saber. Encontras alguns destes recursos na minha página “Recursos de Universidade” (e encontrarás mais fazendo uma pesquisa Google, YouTube ou ChatGPT). Outra alternativa menos boa mas útil também é veres outros Recursos de Secundário.
  4. Por fim, vê todas as dicas mais importantes sobre recursos, método e rotina no meu “Guia Completo de Estudo para Exames” (artigo e vídeo). Estas dicas neste vão fazer toda a diferença nos teus resultados!.

O que fazer já?

Para garantires que estudas a bom ritmo, então todos os dias, tem uma hora dedicada à Matemática (e nunca falhes 2 dias seguidos).

Por isso, agora, segue estes 2 passos:

  1. decide já a que horas vais estudar Matemática (hoje, amanhã e nos dias depois disso). Se ajudar, cria um calendário com essas horas de estudo.
  2. começa já a estudar, usando todas as dicas e recursos acima (e nuinca falhes 2 dias seguidos, para manteres o ritmo)

Agora, mãos à obra! E já sabes: eu estarei cá para o que precisares! 😁🔥

Universidade Aberta – Dicas Específicas

Prioridades de Estudo (por ordem, mas podes trocar):

  1. Estatística (moda, média, mediana, fequência absoluta, relativa, acumulada) e Regra de Laplace (é o mais fácil)
  2. Calcular Derivadas (deve sair sempre)
  3. Calcular Limites de Sucessões e Funções (deve sair sempre: pode ser “calcule o limite” ou pode ser um exercício de continuidade ou assíntotas)
  4. Combinatória (pode ser muito fácil para ti ou não, por isso experimenta!)
  5. Resolver qualquer Equação (Polinomial, Racional, Irracional, Exponencial/Log, Trigonométrica) (é usado em muitos contextos, por exemplo, calcular zeros)

Vídeos que tenho para cada Matéria

  1. Estatística 9 ano (em breve), Probabilidades 9 ano (em breve), Probabilidades 12 ano
  2. Derivadas 11 12 , Resumo Completo Mat A (capitulo 5)
  3. Limites de Sucessões e Funções 11 12, Resumo Completo Mat A (capitulo 3)
  4. Combinatoria 12, Resumo Completo Mat A (capitulo 7)
  5. Resumo Completo Mat A (capitulo 2), Equações 7,8,9 ano, Exponenciais e Logarítmicas 12, Trigonometria 11 12, Novo Video de Funções 10, 11 ano (em breve)

Perguntas Frequentes

Qual é o programa de Matemática A em vigor?

Encontra todos os programas em vigor (Aprendizagens Essenciais) no site da DGES.

Onde posso encontrar exames maiores de 23 anteriores?

O melhor é veres no site oficial da universidade em questão.

Alternativamente, também encontras exames de algumas universidades no site matematica.pt

Mãos à Obra!

Segue as dicas acima e terás as maiores chances de sucesso no teu exame. Depois conta-me como correu. E se até lá tiveres outra questão, está à vontade para perguntar!

Agora, mãos à obra! 😁🔥

A única maneira de não perderes nenhuma novidade! 📩

Recebe todas as novidades por email:

Partilha nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
Email

Pergunta ou Sugestão? Contacta-me! 😁❤️