- É o teu dever, para ti e para todos!
- Sê tu próprio e oferece ao mundo aquilo que queres oferecer!
Mais importante
- Vida é um jogo – o melhor jogo de todo (aquele em que o teu esforço tem resultados reais)
- Meu maior objetivo quando comecei a mudar a minha vida era sentir-me em paz/sem problemas (e procurar sempre o que aumenta o meu desempenho/melhora a minha vida, seja o que for)
- O mais importante: paz/calma.
Benefícios para Todos: só 1 ser humano tem imenso poder (tu importas imenso!)
- Só 1 ser humano tem imenso poder. Usa-o bem! (capaz de mudar tudo)
- Todos nós precisamos de ti. Porque só por te começares a compreender a ti e criares a vida que queres ter, estás a tornar-te na pessoa capaz de realmente ajudar outras pessoas e de as mudar lentamente, sem fazeres nada, mas apenas sendo o exemplo de como lidar com circunstãncias. Porque não começares a ser essa pessoa – para ti e para os outros?
- Porque não seres a pessoa que enfrenta os seus problemas e que ajuda os outros a enfrentar os seus?
- Em vez de seres a pessoa que vive os problemas, sê a pessoa que procura as soluções.
- Sê a pessoa que gostavas que existisse.
- Começa por ser a pessoa que te compreende a ti. Começa por ser essa pessoa para ti e criares a vida que queres ter. Depois começa a ser essa pessoa para os outros e ajuda-os a fazer o mesmo. E lentamente, estarás a mudar tudo à tua volta.
- Quanto mais formos, mais rapidamente mudaremos o mundo para melhor
- Tens o maior impacto vivendo a vida que queres
- Tornas-te num exemplo que depois outros podem seguir para também eles próprios viverem a vida que querem
- É através do teu trabalho/ação, especialmente fazer o caminho de te tentares tornar muito bom em algo (desfiando-te cada vez mais), que te conheces a ti próprio.
Começa por ti
- Começa com compaixão contigo. Só depois é que conseguirás ter compaixão com outros.
- Atenção: a vida que queres também deve ser aquela que é melhor para todos a longo prazo (não prejudica outros)
- Mas tu és prioridade nº1
- Sê de serviço para os outros (através do que mais queres fazer)
- Ajuda os outros como um excedente do amor que tens por ti próprio.
Benefícios para ti
Mais Energia e Melhor Saúde (incluindo menos doença)
- Faz muito bem à saúde (mais energia, menos horas de sono para recuperar, e melhor funcionamento do corpo em geral, incluindo sintomas de doenças)
- Por experiência própria, parece-me que quanto mais vives a vida que queres, menos doenças tens (e se tens alguma doença, é possível que começares a viver a vida que queres reduza os sintomas ou até elimine completamente)
- Se tens problemas de saúde que já te tentaste de tudo e não se vão embora, pergunta-te: estás a viver a vida que queres?
- Por experiência própria, muitos sintomas de saúde melhoram desta forma.
- Queres-te sentir sempre bem ou queres guardar rancores, culpar os outros, comparar com os outros, etc? (não podes ter os 2, porque rancores, culpar, comparar inevitavelmente fazem-te sentir mal e não resolvem nada. Ou seja, só te prejudicas a ti, e não beneficias ninguém).
Mais Criatividade
- Criatividade: muito mais fácil ter inspiração, criatividade, etc, quando fazes as ações que queres
- Muito mais energia
Fazes tudo o que é preciso para alcançar os teus objetivos
- Exemplo: Durante muito tempo era “esquisito” com comida e só comia carne e batatas fritas (e pouco mais). Porém, quando percebi que comida era uma ferramenta para aumentar o meu desempenho, então passei a ser capaz de comer qualquer comida – “se aumenta o meu desempenho, então eu como.” (No fundo, apenas precisava de uma razão suficientemente boa – um objetivo – para me importar com comida e estar disposto a comer qualquer coisa).
Dar-te-á vontade de viver e largar hábitos que não te ajudam
- Acordas o dia com vontade
- “Dá-te um propósito/um porquê e toda a mudança de hábitos fica mais fácil”
- Exemplo: Eu não comer doces. “Não valorizo comer doces, mas valorizo imenso ter a melhor energia sempre (especialmente porque me ajuda nos meus objetivos)”
- Das poucas soluções para vícios e má vida (ter algo melhor para fazer onde usar a tua energia).
- É importante ter algo que valorizas, porque é isso que te incentiva a fazer apenas o necessário em tudo o resto. No momento em que tens algo mais importante para fazer, todas as outras tarefas reduzem-se naturalmente ao seu necessário (porque queres gastar todo o teu tempo na atividade principal)
- Em todas as decisões, passas a perguntar: “isto é mais importante do que a minha atividade principal atual?” (e, na maioria das vezes, não é, tendo tu assim uma boa razão para deixares os outros hábitos menos benéficos).
- Sem ter algo mais valioso para o substituir (algo que queres mais), então não tens nenhuma razão para deixar os teus hábitos atuais.
- Compreende-te a ti, porque essa será a única maneira de teres o que queres. Esta é a maneira de te obrigar a compreenderes-te a ti.
- Começas a viver a tua vida com base em ir atrás de um objetivo/bom resultado (em vez de viver a vida apenas a tentar evitar maus resultados) – vida de “ir atrás de objetivo“ é muito mais motivante do que vida de “evitar certos resultados”
Dá-te uma identidade única.
- É a partir daqui que definirás toda a tua identidade, interesses e decisões.
- Monetiza essa vida (vida que conseguirá monetizar mais facilmente)
“Não é possível? É tarde demais?” NUNCA!
- O nosso maior obstáculo é a nossa própria mente (é a única que coisa que tem real poder para nos parar. Mais ninguém tem esse poder! Ninguém te pode obrigar a nada. Apenas podem fazer de tudo para que tu penses que és obrigado.)
- basta fazeres o que é preciso e não te deixares levar pelas opiniões de outros, que tal como todos nós não sabem nada
- Nunca é tarde. Nada é imperdoável, porque o que está feito, está feito. E a melhor coisa que podes fazer por todos é começar a fazer diferente. Estás sempre a tempo de outra oportunidade. Apenas precisas de tu próprio te dares essa prioridade
Ninguém te irá salvar
- Enquanto fores vivo, poderás sempre contar contigo. Tudo o resto é incerto.
- Faças o que fizeres, haverá sempre quem te critique. Por isso, mais vale fazeres o que queres!
- Ninguém saberá tão bem como aproveitar as tuas capacidades (todos os outros pedirão apenas o que querem de ti)
- Há certas coisas que ninguém te pedirá para fazeres, porque nem sabem o que está dentro de ti (só tu é que sabes)
- Exemplo: ninguém me pediria para criar vídeos de Matemática, antes de eu o fazer. E ninguém me pediria para criar vídeos a resumir todo o meu conhecimento.
- Se aproveitares o subconsciente ao máximo, até és capaz de criar muita coisa que nem saberias que és capaz (trabalhar do consciente é difícil/lento, trabalhar do subconsciente é fácil/rápido)
- Exemplo: ninguém me pediria para criar vídeos de Matemática, antes de eu o fazer. E ninguém me pediria para criar vídeos a resumir todo o meu conhecimento.
- Há certas coisas que ninguém te pedirá para fazeres, porque nem sabem o que está dentro de ti (só tu é que sabes)
- Ninguém se preocupará tanto contigo como tu te podes preocupar (não serão eles que sofrerão os resultados das tuas decisões)
- Valoriza-te!
- És a única pessoa que pode proteger os teus próprios interesses (e garantires que tens a vida que queres, que à melhor para todos). Protege os teus interesses, porque os outros, conscientemente ou inconscientemente, irão sempre proteger os seus e fazer com que tu ajas da forma que mais os beneficia a eles a curto prazo (sem ver consequências para ti e para todos a longo prazo)
- Não culpes os outros, porque eles só estão a ser humanos. O problema são as tuas expectativas.
- No fim de contas, quando mais precisares, é possível que os outros falhem e se desresponsabilizem. A única proteção certa és tu próprio. Não sacrifiques isso à espera que outra pessoas façam esse trabalho por ti.
- Exemplo: Ser burlado e banco se desresponsabilizar
- Exemplo: Acontecer acidente e seguro se desresponsabilizar
- Exemplo: Outra pessoa cometer um erro que te prejudica e se desresponsabilizar
- Ninguém pode fazer a ação por ti (mas apenas te podem guiar para a ação que é precisa)
- Exemplos:
- Ter o melhor explicador do mundo, estar na melhor universidade do mundo, ter o carro mais rápido do mundo, não faz nada se não os aproveitares.
- Um explicador não faz nada se não fizeres o que é preciso fora da explicação.
- Um psicólogo não faz nada se não fizeres o que é preciso fora da consulta.
- A longo prazo, onde irás chegar só dependerá da tua ação (vontade?)
- Exemplos:
- O que os outros pensam de ti em nada afetam a tua vida. Só interessa o que tu pensas de ti. Só a ti é que tens de agradar.
Não precisas de nada nem ninguém (não te deixes limitar pelos outros ou pelos teus próprios pensamentos)
- Grande Objetivo da Vida: perceberes (por experiência própria) que és capaz de viver bem em quaisquer circunstâncias
- Facto: não precisas de ninguém.
- (não precisas de nenhumas circunstâncias específicas, porque farás o teu melhor em todas elas nenhumas circunstâncias são tão boas nem tão maus quanto podes imaginar)
- Vida é a interação entre as forças que tu controlas (ação) e as forças que tu não controlas (circunstâncias).
- Liberta-te da Sociedade (te escraviza enquanto precisares de dinheiro). Existe dinheiro na sociedade para todos. Tens de conseguir a tua parte de forma a libertares-te e assim poderes fazer o que quiseres. Grande Dever teu (liberta-te a ti próprio para ajudar todos). Todos nós prendemo-nos uns aos outros para o benefício de ninguém!
- Não faças apenas porque eles dizem (mas sim porque tu queres, e isso é apenas uma sugestão)
- Eles realmente não se importam dos resultados para ti de fazeres isso (rapidamente se habituam a essa tua mudança que eles “pediram”)
- Normalmente, eles só falam mais por querer dizer alguma coisa.
- Percebe que, às vezes, se ninguém te aceita, o problema pode ser mesmo de todos os outros (se não prejudicas ninguém, não faz sentido não te aceitar)
- Muitas vezes, não te aceitarem é uma falha nos outros e não tua (muitas vezes, são eles que não conseguem ver para além da primeira perspetiva que o seu cérebro cria)
- Elimina todos os pensamentos que não são teus (mas dos teus pais, Internet, etc.)
- Começa a escrever. Pergunta-te porquê. E ignora a primeira, segunda, terceira justificação. E investiga mais. Acima de tudo, sê honesto contigo.
Como viver a vida que queres: segue o teu entusiasmo natural. Experimenta o que queres experimentar (não precisas de autorização)
- Pergunta Fundamental: O que queres mesmo? (o que valorizas mesmo? O que é mais importante para ti?)
- Só encontrarás paz ao viveres a vida que tu queres (em vez da vida que os outros querem que vivas)
- Depois de começares a viver como queres, encontrarás as pessoas que te valorizam pelo que realmente és
- Como seria um dia ideal na tua vida? (começa “experimenta e ajusta” no dia de hoje)
- Vai atrás do entusiasmo, liberdade, expansão (quando há algo que queres expressar/partilhar mesmo, expressa-o/partilha-o!)
- As respostas estão em ti (não precisas que ninguém te diga. Apenas precisas de conectar-te com o que tu queres)
- Às vezes há coisas que tu queres fazer e não sabes bem porquê. Faz.
- Exemplo: o meu primeiro vídeo deste canal foi assim. Apenas queria fazer, por isso fiz.
- Alinha tudo: ação, crenças, desejos/vida que queres.
- Tu crias a tua experiência de vida agora. Porque não tornar o teu agora melhor? Porque não tornar o teu agora o mais entusiasmante ou desafiante que poderias imaginar?
- A tua missão: criares a vida que queres ter (que será naturalmente aquela em que tens mais impacto.
- Pega numa folha de papel e escreve à vontade: “Cérebro, o que é que mais me queres dizer neste momento?” (exemplo: 2 minutos, sem parar)
- Faz perguntas, e a resposta virá (é só escreveres)
- Elimina demasiada rigidez na tua vida, deixando-te dos “devo” ou “tenho” de ser assim, e realmente aproveitares o que tens à tua frente (o teu eu atual)
- Cria uma vida que te entusiasma (e o resto resolver-se-á automaticamente – saúde, dinheiro, etc.) – faz a ação que mais te entusiasma agora
- Por alguma razão, criar a vida que eu quero (e agir em direção a isso) automaticamente dá-me uma felicidade extrema, energia e entusiasmo constante (como mais nada faz). Ação em direção àquilo que tu queres, sem ser limitada pelos limites que tu ou os outros impõem, é o segredo de viver sempre entusiasmado com a vida.
- (O primeiro passo é estares atento ao que queres mesmo e fazer isso – dar os primeiros pequenos passos em direção a isso. Não interessa se são passos grandes ou pequenos – interessa é que fazes algo!).
- Por alguma razão, criar a vida que eu quero (e agir em direção a isso) automaticamente dá-me uma felicidade extrema, energia e entusiasmo constante (como mais nada faz). Ação em direção àquilo que tu queres, sem ser limitada pelos limites que tu ou os outros impõem, é o segredo de viver sempre entusiasmado com a vida.
As 3 Característica de uma vida boa (para qualquer um)
No geral, estas 3 características aplicam-se à vida boa de qualquer pessoa:
- Controlo/Liberdade: para escolheres a vida que queres
- Competência/Expansão/Evolução: estás sempre a explorar o desconhecido (experimentar algo novo, melhorar cada vez mais, ultrapassar os limites que pensas que tens) e sentes-te capaz
- Conexão/Amor/Serviço/Relação: pode ser com uma pessoa, mas também pode ser com um animal, uma planta, uma pedra, o céu, o teu trabalho, etc. (no fundo, pode ser com o que quiseres, desde que envolva partilhares/ofereceres algo de ti ao outro – normalmente amor, atenção, comunicação, compreensão, etc.).