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Sistema de Gestão de Conhecimento Pessoal (Como organizar todo o teu Conhecimento?)

🗃️Índice

Queremos?

  • Queremos escrever todos os princípios que te levam a organizar informação de forma eficaz. I
  • Exemplo:
    1. Organizares os artigos deste website
    2. Organizares os ficheiros no teu computador

Sistema de Gestão de Conhecimento: para quê?

  • É a maneira de controlares a informação que tens no teu cérebro (através da escrita)
    • Esta é a maneira mais eficaz que eu sei de “dizeres” ao teu cérebro:
      • que informação queres que ele guarde e não guarde na memória
      • e como queres que ele organize essa informação que ele guarda na tua memória

Sistema de Gestão de Conhecimento Pessoal: como fazer? (ideia básica)

  • A ideia é simples: tudo o que te queres lembrar mais tarde, escreve-a (e escreve-a da forma mais organizada possível e com o mínimo de informação possível).
  • Para toda a informação mais importante para ti, tu escreves e organizas essa informação nas categorias mais lógicas, para que essa informação fique guardada no teu cérebro exatamente com a mesma organização.
  • Exemplo: Depois de eu escrever textos, organizar o meu website ou criar resumos com certa estrutura de categorias/títulos, o meu cérebro começa a organizar a informação também dessa forma.

Princípios Mais Importantes (para um Sistema de Gestão de Conhecimento que resulta na prática)

  1. Cada informação/tema num só local: junta a informação de todos os locais
    • Porquê? Assim o teu cérebro lembra-se mais facilmente onde colocar cada informação
  2. Usa as mesmas categorias em todo o lado: por exemplo, se tens um website e ficheiros num computador, usa as mesmas categorias nos 2
    • Porquê? Assim, o teu cérebro só se tem de lembrar de 1 conjunto de categorias (assim o teu cérebro)
  3. Ação diferente, categoria/circunstâncias diferentes: tenta perceber quais são as diferenças nas circunstâncias que determinam a ação diferente – e dá um nome/categoria a essas circunstâncias que reflita essa diferença
  4. Escreve tudo na forma “circunstâncias-ação”: As tuas categorias/Títulos descrevem circunstâncias, e texto diz-te que ação fazer nessas circunstâncias)
  5. Dar nomes memoráveis e explicativos aos conceitos mais importantes (e só a esses)
    • Exemplo: Modelo da Realidade (“Modelo” significa “teoria de como funciona”. Como funciona o quê? A “Realidade”)
  6. Cada capítulo tem no máximo 4 subcapítulos (aplica-se para todos os níveis de capítulo)

Se quiseres investigar mais

Palavras-Chave

  • Personal Knowledge Management System (PKM)
  • Second Brain

Fontes

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