O meu Plano Completo de Conteúdo e Marketing

🗃️Índice

A marca “Ricardo Ferreira” em Portugal (minha grande visão)

  • Este ano, estabeleço completamente o meu sistema e influência em Portugal
  • Quero instigar inovação mudança de mentalidades em Portugal

Minha Missão: eu ajudo seres humanos a criarem a vida que querem (explicadas da forma mais simples possível).

Quem sou eu? Sou um criador das estratégias mais eficazes e mais simples (estratégia de vida, de Matemática, e qualquer outra área).

  • O meu site tem todas as ferramentas para criares a vida que queres (com base nas ferramentas que eu próprio usei para criar a vida que quero), O site é a “cola” que conecta todos os meus conteúdos e plataformas.
  • O meu Discord é o ponto de encontro para os maiores inovadores de Portugal, especialmente jovens (que partilham a sua experiência a criarem a vida que querem).
  • YouTube é o principal local para gerar confiança a longo prazo (e pesquisa).

Criar série de conteúdos básicos essenciais para qualquer ser humano criar vida que quer. (imagina que perdeste a memória e queres reconstruir-te rapidamente)

Grande Facto/Filosofia: Todos precisam de menos conteúdo (só essencial) e mais ação

  • Crenças são dos maiores impedimentos.

As minhas maiores prioridades

  • Liberdade (Pouco Trabalho): não quero estar constantemente a criar conteúdo para anúncios. Quero fazer a maior parte do trabalho de 1 vez e depois fazer uma manutenção mínima de vez em quando.
  • Mínimo de exclusividade, Máximo de recursos grátis.

Minhas Tarefas

  • Continuar a criar recursos fundamentais
  • Criar páginas de perfil
  • Atualizar livro Matemática A (para ficar num estado em que queiras recomendar a todos)

Ideia: Usar princípios de Marketing Digital para Mudar Comportamento dos Outros

Os 3 Grandes Objetivos (Resultados)

1. SITE: Facílimo encontrares toda a informação que precisas (conecta pessoas aos conteúdos já existentes)

  • Páginas de Perfis (mais importante). Que perfis/como? Experimenta!
  • Site com SEO Otimizado
  • Estruturado para ser fácil expandir para outros temas

Outras ideias:

  • Pesquisa Interna? (dá para receber feedback?)
  • AI Chatbot? (dá para receber feedback?)
  • Automações de email?
  • Publicita esse conteúdo de forma recorrente e automática (ciclos mensais/anuais?)
    • Redes Sociais
    • Newsletter

2. SITE: SEO Otimizado (e facilmente expansível para novos temas)

3. PENSAR MELHOR: Funil Completo

  1. Pesquisa/YouTube/Anúncios Pagos/Tiktok
  2. YouTube/Discord
  3. Site
  4. Loja/Newsletter/Fichas
  5. Venda
  • Eliminar algo?
  • Publicar onde e quando?
  • Em que redes sociais apostar?

CERTO: Iniciar Anúncios Pagos

  • Quais são os problemas comuns de alunos de Matemática?
    • “Nunca foste bom a Matemática? É porque não tinhas os recursos certos. Isso agora vai mudar!”

TALVEZ: Novas redes sociais?

Perfis

Qual é o teu perfil ideal? Os jovens mais inovadores (mais parecidos comigo). Se bem que o meu livro não é necessariamente para esses.

Aprender Matemática do Zero

  • Alunos de outros cursos (Profissionais, Artes, Humanidades)
  • Pessoas mais velhas que já esqueceram tudo (já com cursos superiores ou trabalho)

Exames Maiores de 23

  • Idade: 23 ou mais
  • Problemas/Objetivos/Soluções:
    • “Preciso de aprender Matemática do zero (nunca dei ou já não me lembro)”
  • Porque se interessam?
    • Para poderem voltar à universidade (melhor futuro)
  • Como chegar até eles?
    • Pela pesquisa de “Exames maiores de 23 Matemática” (organicamente no topo)

Alunos 10.º e 11.º Ano

Exame Matemática A: outros alunos

  • Normalmente vem de outros

Alunos 12.º Ano/Exame Matemática A

  • Prefere vídeos
  • Idade: 17/18 anos
    • Muitos têm de pedir aos pais para pagar (não têm o seu próprio meio de pagamento)
    • Muitos não estão habituados a comprar coisas sozinhos
  • Problemas/Objetivos/Soluções
    • “Tive sempre maus resultados. Detesto Matemática.”
    • “Tenho um mau professor de Matemática”
    • “Não sei estudar”
  • Porque se interessam?
    • Para passar de ano
    • Para entrar no curso superior (melhor futuro)
  • Como chegar até eles?
    • Via Pais, Professores e Explicadores
    • Redes Sociais onde estejam (quais?)

Pais

  • O que mais valorizam/linguagem ideal:
    • Resultados/Testemunhos
    • Opinião dos seus filhos, professores ou explicadores
  • O que não valorizam:
    • Matemática em si (porque não sabem)
  • Porque se interessam?
    • Ajudar os seus filhos (dar-lhes o melhor futuro)
  • Como chegar até eles?
    • Via Filhos, Professores e Explicadores
    • Redes Sociais onde estejam (quais? Facebook?)

Professor/Explicador

  • Idades: 30-60 anos (alguns mais novos, especialmente explicadores)
  • O que valorizam e não:
    • Prefere fichas de exercícios
    • Mas recomenda os meus vídeos aos seus alunos/explicandos
    • Nem sempre domina as tecnologias (prefere maior simplicidade tecnológica)
  • Problemas/Objetivos/Soluções:
    • Não sabe a matéria (ou não a sabe explicar)
    • Não sabe como planear as suas aulas/explicações
    • Quer exercícios extra
  • Porque se interessam?
    • Querem o sucesso dos seus alunos/explicandos
    • Querem facilitar o seu trabalho
  • Como chegar até eles?
    • Grupos de Facebook de Professores e Explicadores
    • Pesquisa “Como ensinar, planear aulas, etc.” (cria artigos e no fim fala do teu livro como melhor solução)
    • Redes Sociais onde estejam (quais? Facebook?)
    • Via Alunos ou outros Professores/Explicadores

AGORA: Obter feedback: mais informação sobre perfis de compradores do livro

  • Marca Reunião no calendly ou outro (E até podes gravar e pedir para retirar excertos) – “oportunidade única de falar comigo pessoalmente!”)
  • Ideias
    • Discord: Porque compraste ou não compraste o livro? (“Em que fase do funil ficaram parados porquê? Que crenças limitantes ou outros fatores pessoais ou meus os impediram de avançar?”)
    • Clientes fim da compra: podem marcar reunião para dar feedback.
    • Clientes início da compra: porque compraste o livro? Quais são os teus objetivos? Que fatores foram decisivos para tu comprares? (“Qual parte do funil resultou?”)
  • Chave: ao pedires feedback, tenta descobrir o momento exato que os levou a ter essa opinião/ideia

Perguntas a fazer

Coloca no chat: Podemos gravar a conversa? (para eu poder rever as tuas respostas mais tarde). Se ficar desconfortável, diz apenas que “Descansa: não publicarei em lado nenhum sem a tua permissão” – envia um email antes a perguntar.

  1. Que perfis existem?
    • (Fala-me um pouco de ti e da tua história)
    • És aluno, professor ou explicador?
    • Quais eram os teus conhecimentos de Matemática?
    • Qual era a tua opinião sobre a Matemática?
    • Quais as tuas notas e/ou experiência passada com Matemática?
  2. Que plataformas são mais eficazes para te encontrar?
    • Como me encontraste pela primeira vez?
    • Como soubeste do meu livro?
  3. Quais são os problemas/objetivos mais comuns?
    • Porque compraste o livro? Qual era o teu objetivo?
    • Porque é que ainda não tinhas os resultados que querias? O que sentias que faltava? (Método, etc.)
  4. Como criar confiança para comprar?
    • Antes de comprarmos o que quer que seja, normalmente temos muitas dúvidas. O que te fez ter confiança suficiente para avançar e comprar o livro?
  5. Que ações fizeram? (método de estudo com o meu livro e rotina)
    • Como é que usaste o meu livro?
    • Usas no computador, telemóvel ou imprimiste?
    • O que fazias quando não conseguias resolver 1 exercício do livro?
    • O que fizeste depois de acabar o meu livro?
    • Que outros recursos?
    • Que método de estudo?
  6. O que gostam mais no meu livro?
    • O que adoraste no livro?
    • Como é que estudar pelo meu livro é diferente dos outros recursos por onde estudaste?
  7. Que melhorias eu poderia fazer?
    • Algum inconveniente antes ou durante a compra?
    • Algum inconveniente no livro?
  8. Que resultados conseguiram?
    • Que notas tinhas antes e que notas conseguiste agora?
  9. Valeu a pena?
    • Valeu o investimento de 29€?
    • O que dirias para quem está em dúvida se deve comprar este livro ou não?
  10. Para te agradecer, quero continuar a ajudar-te. Como é que te posso ajudar no futuro?
    • Alguns recursos que gostavas de ver no futuro?
    • Quais são os teus planos para o futuro e principais preocupações (de escola ou de vida)? (ensino superior, emprego, etc.)
  11. Tens mais algum comentário?

(Adorei a nossa conversa. O teu exemplo é excelente para servires como inspiração para futuros alunos/clientes na mesma situação que tu). Posso colocar alguns excertos desta conversa nalguns vídeos meus? Só há 2 condições:

  1. Poderei colocar em todo o meu conteúdo, no meu site, YouTube, redes sociais. email, etc.
  2. Poderás sempre mais tarde pedir para eliminar um certo conteúdo teu e eu respeitarei isso

Se a pessoa disser não, então podes-lhe voltar a perguntar outra vez caso haja algum excerto mesmo bom que queiras partilhar.

Facto: já tenho a visão perfeita de preparação para Mat A

Por ordem de importância de serem criados:

  1. Resumo Mat A
  2. (Exercícios de Treino)
  3. Exercícios de Exame por Tema
  4. (Simulações de Exame)
  5. (Exercícios Desafiantes/Outras Provas Modelo)
  • Objetivo: 15 de média nacional. Vai acontecer! Seremos incansáveis!

Objetivo: este ano, vamos chegar a todos os alunos (e professores/explicadores) de Matemática A.

Vídeos de Publicidade: Arrasa Matemática A

Vídeos Curtos para Anúncios (1 min)

Objetivo: dar a conhecer existência do produto.

  • Hook
  • Conteúdo
  • Call to Action

Arranja Vídeos de Clientes a falarem da sua experiência

Vídeo longo (10-15 min) para página de venda – “fechar negócio”

TÍTULO: Porque este livro vai mudar tudo.

Mais Importante: Linguagem Específica para o Cliente

Objetivo principal: fazer acreditar na eficácia do livro.

Ideia: Ir espalhando vários testemunhos escritos/em vídeo ao longo do vídeo.

  • Intro
    • “Quanto é que pagarias por uma boa nota a Matemática?”
    • “Quanto é que pagarias por uma boa nota a Matemática, com o mínimo de esforço?”
    • Quanto é que pagarias para subir a tua nota a Matemática? Quanto é que pagarias por começar a gostar de Matemática?
    • “E se a Matemática não tivesse de ser uma seca? Ou um medo?”
    • É possível!
  • Esta é a maneira mais barata e rápida de aprenderes toda a matéria do zero.
  • Eu (conexão e autoridade/credibilidade)
    • 19.5 Média, Licenciado em Mat Inglaterra, e saí da universidade com uma única missão de ajudar o máximo de alunos.
    • Sempre empenhado nos melhores métodos: não só pare estudar Matemática, mas tudo à volta.
    • Mais de 1000 livros vendidos
    • Mais de 1 milhão e meio de visualizações no YouTube (milhares de alunos ajudados)
    • Imensas histórias de sucesso, das mais variadas pessoas (Matemática A, M23, professores, etc.) e já recomendado por imensos alunos, professores e explicadores.
  • Perfis:
    • És professor/explicador? É o guia perfeito para planeares as tuas aulas (tens os exercícios certos para cada ocasião e para cada aluno).
    • Alunos de 10.º/11.º ano mais interessados
  • “Agita o Problema” – o que acontecerá se não começarem já?
    • Adiam e em vez de ter 20 sem stress têm 10 com muito stress.
  • Que resultados ofereces?
  • ORE: Objeção,
  • Dentro do Livro (percebi como um aluno aprende e criei o recurso que te dá todas as instruções que precisas).
    • Exercícios
    • Resoluções Detalhadíssimas
    • Linguagem fácil de compreender
    • Revisão inicial da matéria mais importante do 1.º ao 9.º ano
  • Comparações:
    • Livros das Editoras: não ensinam do zero
    • Explicações: não ensinam do zero (e muito mais caro)
    • Só Recursos Grátis?
      • Eu quando era jovem, também queria poupar o dinheiro todo.
      • Só que entretanto, eu aprendi que pagar por algo pode ser uma vantagem: porque quando tu gastas dinheiro em algo, tu valorizas isso mais, por isso vais usar mais, e por isso terás melhores resultados. E eu quero que tenhas melhores resultados.
      • E claro, o meu único salário vem destes livros, por isso ao comprares os livros estás-me a permitir continuar a criar todo o meu conteúdo pago e gratuito para te ajudar em tudo..
  • Vantagens Extra:
    • leva contigo no telemóvel, PC, ou imprime!
    • direito a atualizações futuras (corrigir erros, etc.)
  • Comprar é simples: só inserir o email, inserir o método de pagamento (MBWay, MB, Cartão e Paypal), e mais nada.
  • Qualquer dúvida, vê a descrição, consulta as fichas grátis, volta a ver este vídeo e, se mesmo assim tiveres dúvidas, envia email para produtos@ricardo-ferreira.pt
  • E lembra-te: não estás a comprar um livro, estás a comprar os teus resultados a Matemática! Quanto é que valem os teus resultados a Matemática? Pensa nisso!

Extra:

  • FIM: Lista de Vantagens e Desvantagens (comparando com alternativas)
  • (Quanto é que vale o teu descanso? Quanto é que vale o teu tempo? Eu podia vender este livro pelo dobro ou o triplo do preço, mas não o faço porque mais do que tudo, quero-te ajudar).

Mostra o que terias de gastar e o esforço necessário.

Calendário

  1. Julho: Planear
  2. Agosto: Criar Conteúdo
  3. Setembro: Começar a Testar
  4. Outubro/Novembro: Testar mais

Sugestão/Ideias

  • Reuniões mais curtas e mais frequentes?

Dúvidas

  • 2 canais de YouTube? (1 para temas escolares, outro para temas mais gerais de vida?)

Pensar mais Tarde

  • O futuro é conteúdo no contexto de 1 comunidade (skool? Khan Academy? …?)

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